Economia Titulo
Mercosul nao impede negociaçoes para Alca, diz FHC
Do Diário do Grande ABC
25/08/1999 | 22:21
Compartilhar notícia


O presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta quarta-feira ao enviado especial dos Estados Unidos para a América Latina, Kenneth MacKay, que a consolidaçao do Mercosul nao impede entendimentos para a criaçao da Area de Livre Comércio das Américas (Alca). "O presidente disse que o Brasil participa com interesse das negociaçoes, mas que é preciso tempo para que as economias dos países possam se adaptar", disse um assessor do Planalto.

Segundo a fonte, Fernando Henrique explicou que a prioridade que o Brasil dá ao Mercosul faz parte da estratégia do "building blocks" - construçao de blocos econômicos no mundo que se interligam entre si - e que por isso nao exclui a participaçao dos país na Alca. "A prioridade que o Brasil dá ao Mercosul nao é excludente."

O presidente também fez uma exposiçao sobre os avanços da economia brasileira depois da desvalorizaçao do real e disse que a derrota do projeto que perdoava parte das dívidas dos ruralistas é uma demonstraçao de que o Congresso Nacional está sensível ao fato de que o país precisa terminar o ajuste fiscal.

MacKay transmitiu a Fernando Henrique os cumprimentos do presidente norteamericano, Bill Clinton, que reafirmou sua confiança na conduçao da economia brasileira. O encontro foi classificado pelo Planalto como uma visita de cortesia.

MacKay foi nomeado para o cargo no semestre passado e está fazendo visitas "familiarizaçao" com os países da América Latina e, além do Brasil, já irá também à Argentina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;