D+ Titulo Sem excessos
Férias e estudo em ritmo moderado

Jovens dividem tempo do recesso escolar em julho entre descanso e horas reduzidas de estudo

Por Tauana Marin
15/07/2018 | 07:04
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Julho é sinônimo de descanso total para os estudantes com a chegada do recesso escolar. Pelo menos deveria. Para muitos jovens, em especial aqueles que se preparam para garantir vaga em faculdades e universidades no fim do ano, sempre é hora de se dedicar aos livros e revisar o conteúdo visto nas salas de aula. 

Mesmo com tamanho objetivo pela frente, o alerta é para que esses adolescentes tenham momentos de descanso e lazer. Desligarem-se das matérias é importante para que encarem de forma saudável os últimos meses antes das provas. 

“Nestas férias vou descansar, uma vez que o segundo semestre é bem mais complicado. Mas isso não significa que não estudar. Vou apenas diminuir o ritmo, colocar as poucas coisas que estão atrasadas em dia e pretendo fazer revisão de algumas matérias que tenho mais dificuldades, como História”, conta Lais Helena Mattos de Oliveira, de 17 anos. 

Moradora de São Caetano, ela quer prestar vestibular para Arquitetura e Urbanismo em universidades concorridas, como USP e Unesp. Neste mês, a jovem planeja dedicar cerca de cinco horas do seu dia para cumprir cronograma de estudos. Quando voltar para o cursinho, essas horas englobam o período da manhã. 

A gerente do Anglo Vestibulares, unidade São Caetano, Simone de Almeida Daniele, adverte que “tudo em excesso é prejudicial, inclusive o estudo”. “Dedicação é diferente de obsessão. A preparação para o vestibular deve acontecer de forma saudável. É de extrema importância que o vestibulando/estudante tenha seu momento de descanso e lazer para que faça uma boa prova no dia”, aconselha. 

Ainda segundo ela, os jovens devem aproveitar os últimos 15 dias de férias para viajar com os amigos ou com a família, visitar museus, lugares históricos, ler livros e também praticar atividades físicas com mais frequência. “A carga de estudo em relação ao período normal de aulas é ótima opção para aproveitar (as férias) e manter os estudos em dia para, depois, voltar com tudo, disposto. O segundo semestre é a reta final e os meses até o vestibular passam realmente rápido.”

É focando nisso que Yuri Raffaelli Santos, 17, morador de São Paulo, tem aproveitado o recesso. Os estudos que antes ocupavam 12 horas do seu dia, durante julho, tomam agora a parte da tarde, período em que está no Anglo de São Caetano, já que trabalha na unidade. Pela manhã e à noite, o estudante aproveita para fazer aquilo que gosta: tocar violão, assistir a séries, andar de skate, sair com amigos e jogar videogame. “Quero entrar em Medicina. Por isso, sei que preciso me dedicar. É meu segundo ano de cursinho. Em 2017 fiz junto com o colégio. Sei o quanto devo me dedicar, mas sei também da importância em descansar, já que o segundo semestre passa voando”, conta. 

Quem tem grandes e desafiadores objetivos acadêmicos precisa saber dosar a energia diante das informações a serem absorvidas para as provas. Espairar a mente faz parte da ‘lição de casa’ para se ter bom aproveitamento. “Estou confiante que vou passar. Mas, se não conseguir, vou tentar mais um ano de cursinho. Sem peso na consciência. Tenho feito minha parte”, explica Lais Helena.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;