Diarinho Titulo Futebol
Copa do Mundo abre espaço para que árbitros tenham ajuda de imagens
Luís Felipe Soares
01/07/2018 | 07:11
Compartilhar notícia


Nem só dos próprios olhos vivem as decisões do árbitro de futebol. Ele conta com ajuda dos auxiliares (os dois ‘bandeirinhas’ colocados em lados opostos no campo) e, agora, passa a ter apoio do chamado VAR (Video Assistant Referee ou árbitro assistente de vídeo, em português), novo passo de revolução audiovisual no esporte. 

Trata-se de sistema de vídeos monitorado em sala isolada que avalia possíveis gols, pênaltis, cartões vermelhos e identificação de jogadores. Esse material pode ser pedido pelo juiz ou caso os assistentes vejam algo que pode movimentar o andamento da partida. O jogo é parado e o árbitro corre até espaço que disponibiliza a tela para analisar as imagens. Cabe a ele a decisão sobre o lance.

A Copa do Mundo da Russia tem apresentado o sistema para os torcedores de todo o mundo, gerando debates, principalmente, sobre os pênaltis dados – ao fim da primeira fase, o torneio já teve seu maior número de penalidades marcadas em toda a história. Apesar da novidade, o processo foi utilizado pela primeira vez de maneira oficial no Mundial de Clubes da Fifa do ano passado, em dezembro. No Brasil, o VAR estará disponível a partir das quartas de final da Copa do Brasil, com jogos a partir de 1º de agosto. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;