Tecnologia Titulo Futebol
5 dicas para assistir aos jogos da Copa do Mundo sem cair em cilada
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
20/06/2018 | 13:48
Compartilhar notícia


Com a chegada da Copa do Mundo, os cibercriminosos aproveitam a oportunidade do aumento do fluxo de compartilhamentos online para obter dados valiosos e comprometer a segurança digital. De acordo com um levantamento feito pelo laboratório Arcon Labs, durante a Copa do Mundo de 2014 foi registrado um aumento de 57% nos ataques à segurança da informação e outros 216% foram relacionados a ameaça hacker existente na web.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Por isso, para que nenhum torcedor caia em golpes este ano, o especialista Lucas Vieira, da Soluti, empresa especializada em Certificação Digital, listou cinco dicas simples que podem ajudar a reduzir os riscos e evitar incidentes:

1 – Acompanhe os jogos da Copa em sites oficiais

É necessário prestar muita atenção nos serviços de streaming disponíveis na web. Procure assistir em sites das redes de televisão licenciadas que irão exibir os jogos em tempo real. Além disso, é recomendado a instalação de um antivírus anti-phishing.

2 – Atente-se ao acessar e-mails que anunciam promoções e sorteios de produtos relacionados aos jogos

Hackers aproveitam para disparar e-mails spam oferecendo ofertas de produtos que são mais procurados durante a Copa, como TVs e camisas da seleção. O intuito é extrair dados pessoais e bancários para aplicação de golpes. Por isso, sempre verifique diretamente no site da loja as promoções do dia.

3 – Compre ingressos no site oficial da FIFA

Se pretende viajar para a Rússia, não caia na empolgação de comprar ingressos baratos. Todos os tickets devem ser adquiridos exclusivamente pelo site da FIFA.  E para compras de passagens aéreas, acesse portais que são referências nesse tipo de serviço. Também não acesse links enviados por mensagens, as conhecidas “correntes”, principalmente se chegarem via WhatsApp ou e-mail.

4 – Pesquise sites confiáveis para hospedagem

Outro risco é durante a busca de valores para a reserva de hotéis. O indicado é procurar sites que possuem um Certificado Digital SSL, por exemplo. O SSL identifica e protege as informações, criptografando-as no tráfego entre o computador do visitante e o servidor onde o website está hospedado. Para verificar sua existência, basta observar alguns sinais como um ícone de cadeado verde clicável na barra de URL do site.

Também é importante checar se o SSL emitido está em nome da instituição acessada por meio de selo de segurança, que geralmente está no rodapé da página. Ao acessar o site, na barra de endereços, verifique se o protocolo de comunicação utilizado é o HTTPS. Além disso, leia opiniões de outros consumidores, isso também ajuda na hora de fazer a melhor escolha.

5 – Evite usar Wi-Fi público

Alguns sites podem ser bloqueados na Rússia por uma questão de segurança, principalmente após o episódio de ataque ao governo durante as Olimpíadas de 2016. Com isso, para não dar bola fora, evite acessar redes públicas e sites bancários ou que exigem login e senha. Se possível, procure uma rede WiFi privada ou com criptografia e altere a senha de todas as contas que você acessou na rede pública.

Leia mais:
Copa do Mundo: Twitter escala três “times dos sonhos” com os jogadores populares na rede social
Os melhores televisores para assistir aos jogos da Copa do Mundo

Aproveite e confira todos os eletrônicos testados pelo 33Giga:

 
 
  • Fone JBL T450BT. O teste completo em https://wp.me/p7AVMp-eKM
  • Testamos: por R$ 330, caixa de som Pulse é resistente à água e dura mais de cinco horas
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;