Defesa do Consumidor Titulo Plano desfeito
Loja cancela compra e cliente consegue ressarcimento pelo cartão de crédito

Empresa de mobiliários informa consumidores que está em recuperação judicial

Marília Montich
do Diário do Grande ABC
21/06/2018 | 07:00
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Divulgação/Arquivo Pessoal


A fisioterapeuta de São Bernardo Mariana Alves dos Santos, 37 anos, efetuou a compra de um quarto completo para a filha de 6 anos, totalizando 10 peças de mobiliário, na LojasKD no dia 22 de abril. No dia 12 de maio, porém, ela foi surpreendida com um e-mail informando que a empresa estava em recuperação judicial e que, por este motivo, a compra seria cancelada. O estorno não veio e a solução foi recorrer ao cartão de crédito.

“A loja me pediu para aguardar o estorno, mas não deram prazo. No mesmo dia que recebi esse e-mail já entrei em contato com o cartão de crédito – havia dividido a compra de R$ 3.995. em 10 vezes e a primeira parcela já havia sido paga. Eles disseram, porém, que a loja teria de cancelar o pedido”, conta Mariana.

A fisioterapeuta não perdeu tempo e acionou o Diário e o Procon. Este último a informou que ela poderia enviar a documentação e abrir queixa. Não demorou para o cartão de crédito efetuar o cancelamento e estornar o valor que já havia sido cobrado.

Mesmo com o problema resolvido, a indignação com a empresa persiste. “Mandei pelo menos cinco mensagens pelo ‘fale conosco’, mas nunca recebi retorno. Depois procurei pela loja no Reclame Aqui e vi que ela não devolve o dinheiro dos clientes. Tem gente que está há mais de seis meses sem receber. A minha sorte foi que comprei no crédito, porque se tivesse optado pelo boleto certamente teria de brigar na Justiça.”

O fato de a loja manter o site no ar também é motivo de revolta. “Acho muito complicado deixar seu site ativo para enganar mais pessoas. Além disso, é frustrante, porque você compra os móveis esperando que eles cheguem. Minha filha ajudou a escolhê-los e depois tivemos que procurar tudo de novo”, lembra Mariana.

Procurada, a LojasKD informou que, no início do mês passado, protocolou na Vara Cível de Pinhais, no Paraná, pedido de recuperação judicial. “A medida garantirá à empresa o fôlego financeiro e o tempo necessário para reorganizar sua operação e garantir o cumprimento de todas as suas obrigações com clientes e fornecedores”, diz, em nota.

Ainda segundo o posicionamento oficial enviado ao Diário, nos últimos 12 meses, a LojasKD realizou cerca de 200 mil vendas, sendo que desse total, cerca de 8% não puderam ser atendidas. “Os consumidores que pagaram e não receberam seus produtos tiveram seus pedidos cancelados - integral ou parcialmente - e foram informados pelo site sobre como proceder para ter o dinheiro restituído. O procedimento adotado na recuperação judicial garante que esses consumidores terão os valores pagos restituídos, de acordo com o plano a ser aprovado pela Justiça”, completa a nota.

A empresa esclarece ainda que todos os demais clientes, cujos pedidos estão em situação normal, também podem obter informações atualizadas sobre as compras realizadas em suas respectivas áreas restritas, no site da loja, que permanece em operação.
 




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