Setecidades Titulo Diário nos Bairros
Serviços de Saúde devem atrair até 170 pessoas

Comunidade do Jardim das Nações será contemplada com primeira ação social do ano, no sábado

Por Juliana Stern
Especial para o Diário
15/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 Testes de glicemia, aferição de pressão arterial e avaliação odontológica serão oferecidos gratuitamente durante o Diário nos Bairros que acontecerá na EE José Piaulino, no Jardim das Nações, em Diadema, no sábado. A ação social deve atrair ao menos 170 pessoas, segundo colaboradores.

Os testes de glicemia e aferição de pressão arterial são os serviços que mais devem atrair público, com expectativa de 150 a 200 atendimentos durante o dia. A população será recebida pelos alunos do curso técnico de auxiliar de enfermagem do Colégio Renil, que colabora com a ação há cinco anos. “Se Deus quiser vamos longe com essa parceria. A vantagem também é que os alunos acabam ganhando jogo de cintura pra lidar com a população”, diz o coordenador do curso e enfermeiro Ricardo Fritiz de Aquino.

Segundo Aquino, o serviço que mais beneficia a comunidade é a medição da pressão arterial. “Geralmente conseguimos identificar até 30% da população que sofre de hipertensão arterial e não sabia da condição. A partir daí podemos orientar o paciente sobre o tratamento que deve seguir.”

Segundo a coordenadora pedagógica da escola estadual, Neide Pereira de Oliveira Correia, uma das maiores dificuldades da comunidade é conseguir atendimento médico nos postos de Saúde próximos. “Muitos alunos ficam sem tratamento, porque não conseguem marcar consultas”, afirma.

Para moradores do bairro, o problema é a falta de médicos. “A gente vai no posto e não é atendido, porque eles falam que não tem médico”, conta a dona de casa Claudeni Maria da Silva, 42.

Procurada, a Prefeitura de Diadema não se pronunciou sobre o tema até o fechamento desta edição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;