Tecnologia Titulo Una
ONU Mulheres lança plataforma voltada para igualdade de gênero e empoderamento feminino
Por Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
14/06/2018 | 13:18
Compartilhar notícia


A ONU Mulheres e a Womanity Foundation, em parceria com o Instituto C&A, lançaram hoje (14) a Plataforma UNA. A ação é um mapa online estratégico, interativo e vivo que mapeia o ecossistema brasileiro de iniciativas e organizações que atuam em contribuição da igualdade de gênero e do empoderamento das mulheres no Brasil.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

A proposta da Plataforma UNA é potencializar os resultados e as atividades desse ecossistema. Dessa forma, possibilitar uma visão sistêmica sobre igualdade de gênero e empoderamento feminino para desenvolver conexões e gerar conhecimento sobre o tema.

“O ativismo das mulheres brasileiras e a capacidade de articulação em rede têm sido decisivos para fazer avançar os direitos das mulheres no Brasil. A Plataforma UNA registra parte dessa mobilização e, ao levá-la para a internet, tem a possibilidade de tornar possíveis conexões virtuais e reais entre mulheres e outros agentes importantes para a promoção da igualdade de gênero”, afirma Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres no Brasil.

A plataforma 

O ecossistema contempla diversas áreas de atuação que foram agrupadas em 17 grandes temas. São eles: Arte e Cultura, Ciência e Tecnologia, Democracia e Participação Política, Educação e Formação, Empoderamento Econômico, Enfrentamento à Violência, Equidade e Condições de Trabalho, Esportes, Direitos dos povos indígenas, População LGBT, Masculinidades, Meio Ambiente, Segurança Alimentar e Agricultura, Mídia e Comunicação, Direito à Moradia, Igualdade Racial, Paz e Segurança Pública e Saúde e Bem-Estar.

O mapa mostra todas as 388 iniciativas já cadastradas na Plataforma UNA — que já está aberta a novos cadastros aqui. Lá, é possível identificar as interconexões e os tipos de relações estabelecidas de acordo com as informações sedidas pelas próprias organizações. Fato que permite a construção de análises e a potencialização de ações temáticas direcionadas.

A Plataforma UNA foi tecnologicamente desenvolvida pelo Coletivo WomenWho Code e UFRPE, com implementação do levantamento por IBEAC e ponteAponte. Além do apoio probono do Demarest Advogados e J. Walter Thompson Brasil.

O projeto tem parceria de disseminação com Abong, Actionaid, CESE, E&Y, Fundo Brasil de Direitos Humanos, Geledés, Instituto Ethos, Instituto Mídia Étnica, Instituto Patrícia Galvão, Movimento Mulher 360, Mulheres do Brasil, Plan Brasil, Rede de Mulheres Líderes para Sustentabilidade e Rede Mulher Empreendedora.

Leia mais: 
Twitter lança emoji em homenagem às mulheres no futebol
Conheça podcasts cheios de humor e informação comandados por mulheres

Conheça as cinco mulheres mais poderosas e influentes do mundo da tecnologia:

 
 
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;