Política Titulo Aditamento
Estado estenderá prazo de contrato da Linha 18

Governo paulista avisa que haverá prorrogação do vínculo assinado em 2014, sem alteração de valores

Por Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
06/06/2018 | 07:07
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Divulgação


O governo estadual vai ampliar novamente o prazo do contrato da Linha18-Bronze. A informação foi confirmada ontem ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC pelo subsecretário paulista de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita. O novo aditamento – quarto desde que o acordo foi assinado, em 2014 – faz com que as obras da PPP (Parceria Público-Privada) no valor de R$ 4,26 bilhões sofram mais um atraso na entrega.

Para o presidente do Consórcio, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), a informação da ampliação do prazo deve ser encarada com cautela. “Traz segurança e também preocupação. Vemos que a linha está mantida, mas, por outro lado, existe preocupação sobre quando vai começar. Existe ansiedade da sociedade que quer ver o início da obra”, comentou.

Na última reunião da entidade, realizada em maio, já havia sido adotado tom de questionamento e cobrança sobre os atrasos nas obras da Linha 18-Bronze, que prevê ligar o Grande ABC à Capital por monotrilho.

De acordo com a Secretaria de Transportes Metropolitanos está prevista nova renovação do contrato sem mudanças nos valores. “O custo da obra permanece inalterado. O aditamento (renovação) é somente de prazo.”

A gestão do governador Márcio França (PSB) comunicou também que ainda “aguarda a viabilização de recursos, via financiamento, para início dos processos desapropriatórios”.

O Consórcio Vem ABC, após o começo do processo de desapropriação, terá até um ano para elaboração dos projetos de engenharia e até três anos para conclusão das intervenções.

A última movimentação do projeto da Linha-18 se deu no fim de março, quando o governo do Estado encaminhou, nos últimos dias da gestão do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) – pré-candidato à Presidência –, mudança no projeto que visa garantir o financiamento das desapropriações. Segundo a mensagem aditiva enviada à Assembleia Legislativa seriam necessários US$ 182,7 milhões (R$ 696 milhões, na cotação de ontem) para execução da obra.

A intenção do Palácio dos Bandeirantes é buscar os recursos junto a bancos e instituições nacionais ou internacionais e, assim, conseguir bancar as necessárias remoções de imóveis.

Alternativa cogitada pela administração do atual governador Márcio França seria aproveitar US$ 111 milhões (R$ 378,9 milhões na cotação de ontem) remanescentes das obras da Linha 5-Lilás, em financiamento obtido junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

A Linha 18-Bronze foi arquitetada para ter 13 estações, saindo de Tamanduateí, em São Paulo, até o Centro de São Bernardo (parada Djalma Dutra), passando por São Caetano e Santo André. O acordo, via PPP, foi assinado em agosto de 2014.

Consórcio adota tom conciliatório sobre possível saída de Rio Grande

O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC procurou amenizar os impactos da iminente saída de Rio Grande da Serra da entidade. Na semana passada, a Câmara do município aprovou projeto do prefeito Gabriel Maranhão (sem partido) solicitando desligamento do colegiado regional.

Na visão do presidente do Consórcio, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), a decisão de deixar a entidade não deve ser encarada de maneira pessoal. “Estou sempre à disposição para o bom diálogo com ele (Maranhão). Fui o mais votado em Rio Grande nas eleições passadas (quando foi deputado estadual, em 2014). Mas vamos manter o Consórcio, projetar, planejar, estabelecer novos projetos, com serviços públicos para serem percebidos com efeito prático para a população”, frisou.

Na reunião realizada ontem, mais uma vez Rio Grande não enviou representantes. Por outro lado, a cidade continua inserida nas iniciativas do colegiado.

Nos últimos anos, Rio Grande recebeu recursos articulados pelo Consórcio, principalmente para a área de Mobilidade Urbana. Somente pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade, a implantação de corredor de ônibus foi orçada em R$ 44,4 milhões. 




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