Diarinho Titulo Delícia
Lanche em tempo de festejar

Hambúrguer aparece na lista de pratos mais queridos do mundo há mais de 100 anos

Luís Felipe Soares
Diário do Grande ABC
27/05/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Disponível em lanchonetes e em restaurantes de todos os tipos, o hambúrguer aparece na lista de pratos mais queridos do mundo há mais de 100 anos. Os brasileiros também são fãs do prato, encontrando versões simples e outras sofisticadas prontas para matar a fome ou, simplesmente, a vontade de abocanhar um saboroso exemplar. Sua popularidade é tamanha que conta com momento só seu no calendário: o Dia Internacional do Hambúrguer, celebrado amanhã e pronto para incentivar a procura pelo sanduíche especial.

Em sua jornada marcada por transformações, ele pode contar com diferentes formas e tamanhos. É preciso lembrar que o hambúrguer, na verdade, é o nome da carne selecionada do recheio, podendo ele ser de exemplar bovino, suíno, aves ou PTS (proteína texturizada de soja), entre várias diversidades de acordo com o gosto de cada pessoa. O ponto em comum é que sempre terá formato circular.

A montagem do bolinho merece atenção especial. Não há uma receita original a ser seguida. Geralmente, são utilizados 80% de carne e 20% de gordura para fazer a massa. A recomendação é usar carne que já possua gordura, com mescla de itens chamados ‘magros’ (como patinho) e ‘gordos’ (caso da fraldinha), tudo sempre de boa qualidade. Versões vegetarianas com cogumelos e legumes ampliam as ideias.

“Achava apenas que era necessário montar a carne, fazer as misturas. Aprendi que tem vários detalhes, como usar temperos certos e incrementar com uma pasta de cebola, por exemplo. Fica bem mais gostoso”, conta Emanuelah Barros Curi, 13 anos. A ‘minichef’ de São Caetano teve aula de culinária especial sobre o tema, explorou as invenções sobre o hambúrguer e montou alguns especialmente para o Diarinho. São necessários cerca de 20 minutos para fazer todo o processo de produção do lanche.

Ela diz que costuma optar pelo prato aos fins de semana, quando quer algo diferente na companhia da família e dos amigos. “Os feitos em casa são mais saudáveis, por causa dos ingredientes frescos que podem ser usados. Dá mais trabalho e acredito que fica até mais saboroso até por conta do tempo que tenho que gastar. Mas também gosto dos que têm em fast food.”

Segundo a estudante, o uso de muitos condimentos para complementar o hambúrguer, casos dos populares ketchup e mostarda, pode ‘roubar’ o gosto de tudo, da carne original. Claro que isso não é regra e todo mundo pode aproveitar o lanche como desejar. Manuh adora o sabor do prato e sempre encontra espaço para um pouco de maionese em suas criações.

Estados Unidos ‘explodiu’ prato


Um dos mais populares lanches do mundo não tem origem 100% definida, sendo que diferentes partes dele tomaram forma em lugares e tempos variados. Grande parte da história gira em torno do desenvolvimento da carne arredondada essencial para a montagem do prato. O primeiro registro ‘oficial’ do chamado bife de Hamburgo, da cidade de mesmo nome na Alemanha, ocorreu em 1870, sendo que, na época, era servido no formato de bolinho feito com pedaços triturados e temperados. Reza a lenda que a denominação presta homenagem a esse local.

A grande transformação do prato ocorre quando imigrantes alemãs o levam para os Estados Unidos, onde não demorou a conquistar a população. Ao invés de comê-lo como refeição comum, marinheiros e trabalhadores gerais começaram a segurar o bolinho entre pedaços cortados de pão. Na virada entre o século 19 e o século 20, a atração gastronômica deixa de ser conhecida como sanduíche de hambúrguer para ser caracterizada pelo apelido mais simples: hambúrguer.

Toda a agilidade trazida pela revolução industrial também influenciou o caminho do lanche. A partir da década de 1910, surgiram as primeiras bancas e locais que os montavam e vendiam para o público rapidamente, sendo o embrião das grandes redes de fast food da atualidade, casos de Burguer King, McDonald’s e Bob’s.

Outra mudança vivida pelos hambúrgueres começou a acontecer a partir dos anos 2000, quando ganharam espaço na alta gastronomia mundial. Teoricamente, o estilo gourmet conta com ingredientes mais finos e refinados em sua produção do que os usados na montagem em lanchonetes.

PASSO A PASSO PARA O PREPARO
INGREDIENTES
(cinco hambúrgueres)

– 500 gramas de carne (fraldinha) moída;
– 2 gomos de linguíça de
pernil suíno;
– 5 pães de hambúguer;
– queijo mussarela;
– alface;
– tomate;
– sal;
– pimenta-do-reino;
– cebola;
– azeite;
– manteiga com ervas.

Com mixer, triture pedaços de cebola (ou só picar bem pequeno);

Abra espaço no meio da carne e jogue a pasta de cebola. Misture tudo até que a massa fique uniforme;

Escolha um copo do tamanho que queira que o hambúrguer fique e faça ‘moldes’ tirando o excesso;

Jogue azeite e manteiga com ervas na panela e deixe esquentar bem antes de colocar as carnes para fritar;

Deixe a carne ficar dourada e coloque para descansar. Com uma faca, faça furo para tirar excesso de óleo;

Corte o pão ao meio e coloque nele ingredientes que desejar para montar seu lanche personalizado;

Ao terminar de montar o hambúrguer, sirva para familiares e amigos. Bebidas variadas e batatas de diferentes tipos podem acompanhar.

O ‘Glamburguer’, vendido na Inglaterra, tem 2.618 calorias e custa cerca de R$ 4.300, sendo o hambúrguer mais caro do planeta;

As redes de ‘fast food’ com o lanche chegaram no Brasil nos anos 1950, quando foi fundado no País o primeiro Bob’s, no Rio de Janeiro;

O maior hambúrguer do mundo foi feito nos Estados Unidos, com peso de 914 quilos e três metros de diâmetro.

Consultoria de Alessandra F. Dall’Oppio, docente da área de gastronomia do Senac São Bernardo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;