Tecnologia Titulo Teste de rapidez
Conheça ferramentas para medir a velocidade da internet fixa e móvel
Bianca Bellucci
Do 33Giga
23/05/2018 | 11:18
Compartilhar notícia


Se você já teve a sensação de que está pagando por uma velocidade da internet e está recebendo outra, saiba que é possível rapidamente descobrir se sua intuição está certa ou errada. Hoje, existe uma série de programas que conseguem medir a potência de download e upload de sua rede. O 33Giga separou cinco ferramentas confiáveis para você avaliar sua banda larga fixa ou móvel. Confira!

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Brasil Banda Larga

Este site é um projeto de teste de velocidade da Anatel. Sua proposta é que os brasileiros consigam verificar se estão recebendo a quantidade de dados prometida pelas operadoras. Para isso, basta clicar em “Iniciar” e o programa rapidamente dirá como está o download e upload de sua banda larga fixa. O usuário também conta com a opção de testar a velocidade da internet móvel. Isso porque o Brasil Banda Larga está disponível para Android e iOS.

Monitor Banda Larga

Criado pela Fiesp em parceria com o NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), o Monitor Banda Larga faz uma verificação completa da velocidade da internet. Dá para saber a potência de download e upload, além de descobrir se a qualidade para acessar redes sociais ou fazer ligações é boa. O problema é que a ferramenta não está disponível online. Só é possível usá-la por meio dos programas para Windows ou Mac. Também dá para baixá-la no Android e iOS.

Fast

O Fast é o programa da Netflix que mede a velocidade da internet em seu computador. Basta acessar o site e, automaticamente, ele fará um diagnóstico da conexão ativa. O usuário só pode realizar duas ações na página: pausar a medição ou reiniciá-la. Fora isso, há somente um botão que esclarece as dúvidas que o internauta possa ter em relação ao serviço. Existe também uma versão da ferramenta para Android e iOS. O Fast Speed Test calcula a velocidade da conexão no celular, seja ela por Wi-Fi ou dados da operadora.

Speedtest COPEL Telecom

Este teste de velocidade da COPEL Telecom avalia sua conexão de forma prática e simples. Basta clicar em “Iniciar teste” para que o site automaticamente comece a verificar a potência de download e upload de sua rede. O programa também consegue identificar quem fornece o serviço. Vale lembrar que o teste da COPEL Telecom é oferecido pela própria empresa localizada no Estado do Paraná que gera, transmite e distribui energia elétrica, além de atuar na área de telecomunicação.

RJNet

Esse site faz uma rápida avaliação do download e upload de sua internet. E ele não só dá a média, mas diz os picos do serviço contratado. O teste de velocidade da RJNet também consegue mostrar qual é o seu IP atual, versões de sistema operacional e navegador. Tudo para facilitar a sua vida quando for necessário realizar um diagnóstico da velocidade da internet ou entrar em contato com a operadora.

Leia mais
Não gaste o 3G: conheça aplicativos que oferecem senhas e redes Wi-Fi próximas a você
Sinal fraco? Confira dicas para melhorar a recepção em seu celular
Internet lenta? Confira truques para melhorar sua navegação no celular

Aproveite para conferir uma retrospectiva com os fatos mais marcantes envolvendo a internet desde quando ela ainda dava seus primeiros passos:

 
 
  • - 2005 - Surge na internet o YouTube | Crédito: Reprodução
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;