Tecnologia Titulo Você ouve Yanny ou Laurel?
Você ouve Yanny ou Laurel? Conheça a nova polêmica no estilo “vestido azul ou dourado”
Por Marcella Blass
Do 33Giga
16/05/2018 | 18:18
Compartilhar notícia


Você se lembra da polêmica do “vestido azul ou dourado”? Pois a internet tem um novo dilema, agora em som. No começo da semana, um áudio com uma voz robótica começou a circular online perguntando “O que você ouve?”, seguido das opções “Yanny” e “Laurel”. Foi o bastante para os internautas ficarem eufóricos com esse novo mistério.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Para refrescar a sua memória, em fevereiro de 2015 sugiu no Twitter um post com a questão: “Este vestido é banco e dourado ou azul e preto?”. A rede social se dividiu em dois times, #BrancoEDourado e #PretoeAzul.

Para colocar um ponto final à dúvida, a Wired entrevistou um neurocientista que explicou que tudo estava relacionado à maneira como o cérebro interpreta a luz. Nesse caso, a tentativa do órgão em compensar a variação cromática da peça foi a responsável por fazer com que as pessoas vissem o vestido de maneira diferente. No fim, o modelo era mesmo azul e preto.

Escute e entenda

Também não demorou muito para o mistério do áudio ser revelado. Um usuário do Fórum Reddit explicou que, na verdade, o áudio contém as duas palavras em frequências graves.

O cérebro não consegue processar ambas ao mesmo tempo, então ele seleciona uma para prevalecer. Para ilustrar a situação, o site Business Insider fez um vídeo explicando como os áudios se sobrepõem (apesar de que, como expõem os comentários do vídeo, quem escuta “Laurel” continua a ter dificuldade para ouvir “Yanny”). Veja:

Leia mais: 
Algumas pessoas conseguem escutar este GIF silencioso. Você sabe o motivo?
Conheça 10 tecnologias que não são apenas invenções de Black Mirror
Apague as luzes e confira 5 curtas de terror que são clássicos no YouTube

 

Se divertiu com o áudio? Aproveite para mandar para seus amigos e também confira nossa galeria com imagens engraçadas para enviar via WhatsApp.

 
 
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;