Cultura & Lazer Titulo
'Esplendor', a arte de traduzir emoções e imagens
Por
10/05/2018 | 08:10
Compartilhar notícia


Misako (Ayame Misaki) é uma cineasta apaixonada pelas versões de filmes destinadas a deficientes visuais. Durante a exibição de um dos seus trabalhos, ela conhece Masaya Nakamori (Masatoshi Nagase), um fotógrafo que está perdendo a visão e mantém um acervo de fotografias que atrai Misako e faz com que ela se conecte com seu passado.

O filme se foca na possibilidade de uma pessoa enxergar por outra, um processo empático de compartilhamento de sentidos e sentimentos. E a confiança é peça fundamental nessa relação entre o artista que começa a ficar cego e a intérprete, a pessoa que traduz imagens e emoções.

Com sutileza e sensibilidade, Kawase move sua câmera de forma que as figuras não possam ser facilmente identificadas, torna tudo turvo, quase irreconhecível, remetendo à cegueira que atinge o protagonista.

O momento mais emocionante, e de uma delicadeza extrema, de Esplendor acontece quando uma plateia assiste a um filme pelo olhar da protagonista. Ainda que as imagens não possam ser vistas por esses espectadores com deficiência visual, elas sempre poderão ser sentidas.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;