Cultura & Lazer Titulo Cinema
As faces de Paulo José

Documentário sobre o ator, ‘Todos os Paulos do Mundo’ tem estreia marcada para quinta

Daniela Pegoraro
08/05/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


“A Terra tinha uma só língua e um mesmo modo de falar. Mas os homens, tendo partido do Oriente, encontraram uma planície na terra de Senaar, habitaram nela e disseram uns para os outros: ‘vinde, façamos para nós uma cidade e uma torre cujo cimo chegue até o céu’.” A construção da torre de Babel, de onde se seguiu a criação de diferentes povos e línguas, é o ponto de partida do documentário Todos os Paulos do Mundo. A voz que narra é de Paulo José Gómez de Sousa, ator, diretor e roteirista brasileiro com 60 anos de carreira, conhecido como Paulo José.

Embora a história bíblica pareça distante da realidade, a metáfora serve ao próprio narrador, homenageado no longa dirigido por Gustavo Ribeiro e Rodrigo Oliveira, com estreia marcada para quinta-feira. “A questão de Babel simboliza toda a formação do ator e do ser humano Paulo. É uma construção que se dá por diversas pessoas de lugares distintos”, explica o diretor Gustavo Ribeiro ao Diário.

Em costura dos momentos de Paulo José nas telas do cinema, televisão e teatro é que sua história é contada. Filmes como O Padre e a Moça (1966), Macunaíma (1969), Policarpo Quaresma, Herói do Brasil (1998) e O Palhaço (2011) revelam a multiface do ator. Suas atuações, e consequentemente o documentário inteiro, são marcadas por diálogos reflexivos do homenageado. “Esse projeto existe de uma profunda admiração pelo Paulo. Para além disso, é também sobre a história do cinema brasileiro nos últimos 50 anos”, conta Ribeiro. Inclusive, foi esse encantamento com Paulo José que juntou os dois diretores a fim de realizarem o documentário, visto que eles nunca haviam trabalhado juntos.

Foram seis meses de produção para que a obra ficasse pronta e, para isso, precisaram se tornar especialistas na vida de Paulo. “Assistimos a todos os filmes que ele fez, todas as entrevistas que deu. Ele mesmo teve participação no processo de produção. Além de ter aberto seu arquivo pessoal para nós, levamos a ele o primeiro corte do documentário”, relata Ribeiro. Ainda de acordo com o diretor, a relevância de falar sobre Paulo José é enorme. “Ele é o ator mais importante do País, é uma figura fundamental para o imaginário do brasileiro”. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;