Márcio Bernardes Titulo Coluna
Frustração
Marcio Bernardes
07/05/2018 | 16:15
Compartilhar notícia


 Frustração

 No sábado preparei-me para escrever sobre um grande clássico do futebol brasileiro, disputado desde 1912. Guarani e Ponte Preta realizariam no Brinco de Ouro da Princesa mais um “Dérbi”, o que não acontecia desde 2013.

“Caipira” que sou do interior, lembrei do Come-Fogo, América e Rio Preto, Corintinha e Prudentina, Jabaquara e Portuguesinha. Nos tempos de hoje alguns desses clássicos locais nem existem mais. E outros estão ficando no tempo. Imaginei que seria um grande jogo, válido por mais uma rodada do Brasileiro Série B. E foi mesmo. Afinal, deu 3 x 2 para a Macaca, cinco gols e muita emoção.
As referências sobre esse jogão param por ai. A história vai registrar uma briga de torcidas e a morte de um ponte-pretano, Leonardo Bernardes, de apenas 18 anos. O confronto foi no bairro de São Bernardo, as 11,00 horas da manhã. Triste, muito triste.

Além do fato criminoso, fica claro que essa história de torcida única não vingou. Continuo achando que é uma forma acomodada das autoridades tratarem sobre as brigas de torcidas.
O ser humano é igual desde sempre. Claro que o que mudam são os costumes. Mas não dá para entender a razão de até há algum tempo os estádios ficarem cheios com torcedores e bandeiras de ambos os times envolvidos. E essas brigas eram raras.

Sinal normal

Corintianos, são-paulinos e santistas estão dizendo que depois da quarta rodada do Brasileiro ligaram o sinal amarelo. O São Paulo tem três empates e uma vitória. O Corinthians duas vitórias, um empate e uma derrota. O Peixe tem uma vitória e duas derrotas – falta o jogo contra o Vasco da Gama, adiado para após a Copa. Nada anormal. Com elencos relativamente pequenos e um calendário desumano, - aliás, aprovado e referendado pelos cartolas, já se sabia que haveria muita instabilidade nos resultados de todos os times.

Seria muita surpresa, alguém, como o Corinthians do ano passado, disparar nas primeiras rodadas e transformar em enfadonho o campeonato. Não é isso o que está acontecendo porque as equipes estão muito parecidas e sofrem com o excesso de jogos. Não é mole viajar e jogar duas vezes por semana. Por isso a irregularidade e os muitos casos de contusões musculares.

Flamengo e Palmeiras, justamente os melhores do campeonato, somaram 10 e 8 pontos porque estão conseguindo rodar seus jogadores. Aliás, os dois times são considerados os que mais investiram. Menção honrosa para o Grêmio que está bambambã.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;