Tecnologia Titulo Público
BBC abre seu acervo e disponibiliza mais de 16 mil efeitos sonoros

Intuito é que acervo possa ser usado por internautas para fins pessoais, educacionais e de pesquisa

Bianca Bellucci
Do 33Giga
26/04/2018 | 16:52
Compartilhar notícia


Mais de 16 mil efeitos sonoros do acervo da BBC (British Broadcasting Company) foram disponibilizados online para o público. A emissora do Reino Unido abriu sua biblioteca com o intuito de que os internautas possam usá-la para fins pessoais, educacionais e de pesquisa, mas não comerciais ou políticos.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

O acervo da BBC

O acervo BBC Sound Efects foi inicialmente disponibilizado para que pessoas sofrendo de demência, em especial idosos, tivessem acesso aos áudios e pudessem reativar sua memória. Essa concessão especial foi chamada de licença “Reminiscence Archive” (“Arquivo da Reminiscência”, em tradução livre), abreviado para RemArc.

Agora, os arquivos podem ser acessados e baixados por qualquer internauta. Os sons incluem sirenes de navios, um papagaio falando, o tiro de um rifle e muito mais. Para encontrar um áudio, você pode explorar as mais de 600 páginas ou digitar, em inglês, o que está procurando no campo de busca.

Fundada em 1927, a BBC Radio vem acumulando desde a data este vasto acervo de gravações de áudio, que hoje também é usado em sua produção audiovisual.

Leia mais
Livros, filmes e até obras de arte: confira uma seleção de acervos online
Frank Sinatra, Carmen Miranda e mais: site reúne 25 mil discos com direitos autorais livres
Fórum disponibiliza mais de mil ilustrações de pôsteres de filmes sem texto e em alta resolução

Por falar em áudio, confira uma seleção com músicas que lembram o mundo tecnológico – tanto por seu lado bom como o ruim:

 
 
 
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;