Social Titulo Ação do bem
Voluntários no Grande ABC auxiliam refugiados em diversos setores

Professora e assistente social proporcionam qualidade de vida para os estrangeiros

Juliana Bontorim
23/04/2018 | 08:00
Compartilhar notícia
Arquivo pessoal


 O Brasil tem 86 mil solicitações de refúgio em trâmite atualmente, sendo que cerca de 10 mil já foram reconhecidas, segundo dados de 2017 do Ministério da Justiça, divulgados na terceira edição do relatório Refúgio em Números. O Grande ABC também tem sido um local de acolhimento para a Síria, que está em guerra civil desde 2011. 

 Com foco na adequação e no desenvolvimento dos indivíduos, algumas pessoas utilizam as ferramentas da profissão neste processo, como no caso da professora e missionária da Igreja Batista Boas Novas, em São Bernardo, Luci Mara Pereira. No ano passado, iniciou aulas de Língua Portuguesa para mulheres e homens árabes e haitianos. “Nos sentimos responsáveis e movidos por amor. Podemos fazer a nossa parte”, explica.

 Além dela, a assistente social de São Bernardo Lena Gonçalves auxilia as famílias com cestas básicas, na matrícula escolar dos filhos e até mesmo acompanhamento médico. “Qualquer situação que eles precisem, principalmente com a questão da linguagem, posso e espero contribuir”, explica. 

Veja mais noticias da nossa coluna: 

Movimentação...

Culinária 

Na edição 2018 do encontro de arquitetura Design Week, em Milão, a chef da Capital Daniela Narciso colocou a mão na massa e representou a gastronomia brasileira, com receitas da banqueteira andreense Gil Gondim – está nos preparativos para participar de feira de livro, na Colômbia. O workshop, que reuniu 65 empresas e designers brasileiros, destacou as diversas referências do País para o setor. 

Na telinha

Empresários de Santo André, Mirian e Hermes Marcatti marcam presença no programa Edu Guedes e Você, na Rede TV. Receitas de frutos do mar foram elaboradas na participação.

Educadores

Palestra Gestão Educacional Eficaz reuniu dirigentes municipais de Educação, em São Caetano. Durante o bate-papo, conduzido por especialistas, foram abordados pontos como planejamento em sala de aula e liderança, além de ressaltar a necessidade de enaltecer dimensões administrativas, pedagógicas, financeiras e de gestão de resultados em uma rede pública de ensino.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;