Tecnologia Titulo Smartphone
Cinco truques para diminuir o uso das redes sociais no smartphone e aumentar a produtividade
Marcella Blass
Do 33Giga
19/04/2018 | 13:27
Compartilhar notícia


Os smartphones estão cada vez mais integrados à vida das pessoas. No trabalho, em casa, nos estudos, os dispositivos têm função de agenda, despertador, relógio. Mas o que mais faz com que as pessoas vivam com os celulares nas mãos é o uso das redes sociais. Não é raro aquela “olhadinha básica” se estender por horas e acabar atrapalhando a produtividade do dia de forma geral. Se você sente que está passando tempo demais conectado e quer diminuir o consumo das redes no mobile, o 33Giga separou cinco dicas que podem te ajudar a dar o pontapé inicial nessa jornada.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Desligue as notificações

O primeiro e mais simples passo para começar a desapegar do smartphone é desabilitar qualquer tipo de notificação que não tenha extrema importância.  Desligue os avisos do Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e não esqueça dos grupos do WhatsApp. Desative também aquele sinal vermelho que indica que há novas mensagens e e-mails. Deixe ativas apenas as menções diretas e privadas, que vão garantir que você fique a par das informações importantes do trabalho e da vida pessoal, mas que não te levem a perder horas e horas rolando a tela do celular.

Corte as distrações

Se é difícil deixar o aparelho de lado mesmo sem a atração das notificações, vale apostar nos apps especialmente desenvolvidos para te auxiliar nessa tarefa. O Forest (para AndroidiOS), por exemplo, usa gamificação para te motivar a não fazer uso de nenhuma função do smartphone por um tempo pré-determinado. Na dinâmica, esse período vai ser usado para plantar e germinar uma árvore virtual. Assim, o usuário vai construindo uma floresta virtual e ver se está se saindo bem de acordo com a quantidade de árvores plantadas.

Compre um despertador

Usar o celular como despertador te torna ainda mais refém dessa tecnologia. Isso porque, provavelmente, ele vai ser a última coisa que você vai ver antes de dormir e a primeira ao acordar. Por isso, uma boa maneira de desapegar do costume de checar as redes sociais o tempo todo é comprar um despertador ou optar por outros métodos tradicionais — como pedir para alguém que mora com você te acordar. Dessa forma, você vai despertar sem interferência do smartphone e começar seu dia com foco nas atividades com importância real. E não no que aconteceu no seu Facebook enquanto você estava dormindo.

Limite seu tempo

Este método vai exigir um pouco mais de força de vontade, pois é necessário que você tenha muita disciplina. A dica aqui é criar janelas na rotina pessoal e de trabalho para o uso de smartphones, tablets e outros dispositivos tecnológicos. Você pode definir para si mesmo a possibilidade de checar as redes sociais durante duas horas por dia,  seja de uma vez só ou dividido em períodos, por exemplo. Ou que só pode vê-las nos momentos de folga, como no transporte público ou no tempo que sobrou no almoço. Esses são métodos eficazes para começar a se livrar do costume de tirar o celular do bolso sempre que aparecer um tempinho livre entre uma tarefa e outra

 

Desinstale os aplicativos

Se nada disso funcionar, você tem a opção de desinstalar os aplicativos de rede social do seu aparelho. Pode parecer uma medida extrema, mas se você realmente quer diminuir o tempo que passa nesses sites e não consegue manter uma disciplina de uso, essa é uma solução a se avaliar. Se for necessário, você ainda vai conseguir se conectar às redes pelo navegador do dispositivo. Então, não há motivo para desespero. A dica, nesse caso, ainda é não deixar o login gravado, dessa forma será preciso colocar seu e-mail e senha toda vez que quiser se logar, o que pode afastar a vontade de se conectar o tempo todo.

Leia mais: 
De acordo com pesquisa, 69% da população mundial não consegue imaginar sua vida sem internet
Conheça os riscos de passar muito tempo de olho nas redes sociais

Tem mania de pesquisar tudo no Google? Então, confira as 25 buscas mais curiosas feitas na plataforma:

 
 
 
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;