Economia Titulo Até 2019
Trabalhadores da Ford têm estabilidade

Garantia visa tranquilizá-los, já que a montadora não anunciou investimentos em São Bernardo

Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
20/04/2018 | 07:22
Compartilhar notícia


O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a Ford anunciaram acordo que garante a estabilidade aos cerca de 3.100 trabalhadores da planta de São Bernardo até novembro de 2019. Conforme a entidade, o pacote é uma forma de tranquilizar os funcionários, já que a montadora não anuncia grandes investimentos na planta, pelo menos, desde 2013.

Atualmente, a unidade é responsável pela linha de produção do New Fiesta e de caminhões. Conforme o diretor do sindicato, Adalto de Oliveira, a proposta, aprovada pelos funcionários, foi fruto de diversas reuniões junto à montadora, que discutiam principalmente sobre a questão dos aportes. “Na verdade, estamos conversando constantemente com a empresa. A Ford tem um plano de investimentos para a América do Sul e, dentro deste plano, pode haver um montante grande a ser definido em São Bernardo. Só o que sabemos é que eles estão desenvolvendo um novo modelo. A direção do Brasil está trabalhando para que esse projeto seja aprovado na matriz, mas acreditamos que só teremos esta definição no segundo semestre”, revelou o diretor da entidade.

Segundo ele, ainda não há mais detalhes sobre os valores nem o modelo, mas o veículo deve ser inédito. Há cinco anos, com o anúncio da inauguração da linha de produção do novo Fiesta em São Bernardo, a empresa investiu R$ 800 milhões na planta. O modelo foi o primeiro e único carro global da montadora produzido na região.

Em 2016, a fabricante uniu as linhas de produção dos pesados e do Fiesta para reduzir a ociosidade da fábrica, e os operários passaram a atuar em dias alternados em cada setor. Em 2017, a Ford chegou a enviar telegrama demissional a 364 profissionais, mas, após negociação, 80 foram readmitidos e foi aberto PDV (Plano de Demissão Voluntária) para 294 profissionais,

“Estamos preocupados porque vemos outras montadoras anunciarem investimentos na região e cobramos que a Ford seja mais rápida nessa tomada de decisões. A competitividade no mercado está grande e, a cada dia, temos um novo modelo. Mas, acreditamos que eles estão avaliando as novas possibilidades e devem trazer novidades”, afirmou Oliveira.

Além da estabilidade, o acordo prevê a reposição da inflação na data base da categoria (1º de setembro), pagamento em maio e dezembro da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) deste ano corrigida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), e antecipação para fevereiro de 2019 da primeira parcela do 13º salário. Questionada, a montadora apenas confirmou as informações do acordo.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;