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Diário terá coluna Defesa do Consumidor

Reclamações dos leitores serão publicadas às quintas-feiras na edição on-line do jornal; iniciativa integra série de ações pelos 60 anos do periódico

Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
18/04/2018 | 07:00
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Arte/DGABC


 Consumidores de todo o Brasil registram anualmente milhares de reclamações de produtos comprados e não entregues, com defeitos, má prestação de serviço por operadoras de telefonia e tantos outros problemas. A internet, por meio de sites e das redes sociais, tem ajudado as pessoas a externarem suas reclamações com mais agilidade. Para colaborar na resolução desses problemas, o Diário retomará, em breve, em seu portal (www.dgabc.com.br) a coluna Defesa do Consumidor. A iniciativa, que já fez parte dos cadernos Economia e Setecidades do jornal, integra série de ações em comemoração aos 60 anos do Diário, no dia 11.

Os leitores da região já podem encaminhar suas reclamações para o e-mail defesadoconsumidor@dgabc.com.br com detalhes dos problemas, se possível com protocolos e imagens que possam ajudar na identificação com a empresa responsável. A coluna será publicada semanalmente, às quintas-feiras.

O trabalho editorial contará com orientação de profissionais do Procon, apontando o melhor caminho para que o consumidor tenha êxito na solução dos problemas logo nas conversas preliminares, sem a necessidade de ir parar nos tribunais para ser ressarcido pelos danos causados por empresas. As subsecções da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) também irão colaborar, esclarecendo o que cada parte tem de responsabilidade, assim como a Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), que desde 2001 realiza estudos em produtos de diversos segmentos e encaminha às empresas propostas pertinentes para melhoria de qualidade de produtos e serviços.

 

INTERNET

O espaço on-line tem ganhado força para a exposição dos problemas relativos à defesa do consumidor. Só em 2017, as queixas nas sete cidades foram 255% maiores no site Reclame Aqui, por exemplo, do que nas unidades dos Procons – 143.541 ante 40.410 casos, respectivamente. Mas especialistas alertam que publicar a reclamação na internet e ir aos órgãos de atendimento são estratégias diferentes e que se complementam para o sucesso do cliente.

Dentre as categorias mais reclamadas estão celulares e smartphones, operadoras de telefonia celular, empresas de cartões de crédito, eletrodomésticos e TV por assinatura.

 

 




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