Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 27 de Abril

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

|

Como ser notado por um headhunter


Isis Borge
Gerente da Robert Half

17/04/2018 | 07:29


1 – Sei que um headhunter recebe diversos currículos por mês. Como posso me destacar nessa etapa da seleção?

Comece dedicando atenção especial à produção do currículo: insira palavras-chave e as principais contribuições para os negócios das empresas por onde passou; destaque cursos que tenham relação com a vaga em questão; e tenha atenção com erros gramaticais, de digitação ou de informação, que podem causar má impressão. Seja objetivo e não coloque informações falsas no currículo, duas páginas são suficientes para reunir todas as informações importantes. Pedir para outra pessoa revisar o documento costuma ser muito útil.

2 – Quais são os principais erros dos profissionais no primeiro contato com um headhunter?

Infelizmente são erros banais, como deixar de atender ligações, não retornar o contato com rapidez, pedir para que o recrutador ligue à noite e não ser objetivo durante a conversa. Minhas orientações são: se está em um local onde não pode atender, peça um minuto e desloque-se até um espaço onde possa garantir privacidade ou peça algum tempo e retorne na sequência; se mencionou no currículo telefone residencial, avise seus familiares sobre a possibilidade de o procurem para oferecer uma oportunidade de trabalho; e, para garantir um bate-papo inicial breve e objetivo, tenha em mente seu momento do profissional e o pacote de remuneração que o atrai.

3 – Como devo me comportar diante de um headhunter?

Se preparar para uma entrevista com um headhunter é fundamental. Tenha em mente que o recrutador precisa conhecê-lo para poder indicá-lo para as vagas. Por isso, é importante mostrar interesse em relação aos questionamentos do recrutador. Seja transparente e conte a ele as reais motivações sobre a procura por novas oportunidades, seja pontual e evite falar mal de empregos anteriores. Por fim, aceite avançar em um processo seletivo apenas se tiver interesse na vaga em questão, pois desistir no último momento pode manchar sua imagem.

4 – Não fui aprovado na entrevista de emprego. Devo manter o contato com o headhunter?

Sim. Ainda que você tenha sido reprovado(a) no processo seletivo, manter o relacionamento com o recrutador pode abrir as portas para novas oportunidades. É importante que você busque saber em quais pontos deixou a desejar e que o headhunter entenda quais são as suas expectativas de carreira para que ele possa ajudá-lo na procura de novas oportunidades. De vez em quando, entre em contato e o atualize sobre as novidades quanto a evoluções em sua qualificação profissional e demonstre interesse perguntando sobre novas vagas.

5 – As redes sociais realmente podem prejudicar meu processo seletivo?

Um comportamento inadequado na rede social ou fora dela pode prejudicar o seu processo seletivo, o seu emprego atual ou sua carreira. Isso porque o conteúdo de suas postagens e o tom do seu discurso dizem muito sobre o seu comportamento. Ainda que você tenha um perfil restrito apenas para os amigos, é preciso partir do princípio que alguém pode fazer comentários sobre conteúdos de suas redes sociais com seu atual gestor ou um possível empregador. Dessa forma, só publique na rede o que você diria em público.  



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados