Setecidades Titulo Lazer
Duas praças em Santo André são revitalizadas e entregues à população

Uma teve melhorias promovidas por moradores e, outra, pela Prefeitura

Da Redação
15/04/2018 | 07:20
Compartilhar notícia


Neste fim de semana, Santo André ‘ganha’ dois espaços. Isso porque está ocorrendo a entrega da revitalização de duas praças. Uma, em Utinga, contou com ação que partiu de grupo de voluntários. E, outra, na Vila Scarpelli, teve iniciativa da Prefeitura.

O local revitalizado na Avenida Utinga, no 2º Subdistrito contou com melhorias no bosque, até então tomado por entulho, lixo e presença de insetos, foram realizadas durante um mês de trabalho. Para celebrar a ação serão feitas atividades diversas. A programação inclui aulas de ioga, danças circulares e zumba nos novos espaços, das 7h30 às 18h.

O local, na altura do número 1.975 da Avenida Utinga, é parte restante de terreno público desmatado e vendido a uma rede de supermercados. Em um mês de trabalho cotidiano, os voluntários retiraram sacos de entulho, eliminaram criadouros de mosquito, abriram trilhas, criaram espaços para atividades e plantaram mudas e flores.

“Achamos aqui um brejo, que contornamos para preservar. Brejos têm sapos, que comem mosquitos”, explica Giancarlo Tola, professor de Educação Física especializado em ioga e danças circulares. Foi ele quem iniciou o processo. “Achava que essa área deveria ser mais usada. Sou trilheiro e vinha aqui para meditar. Um dia, pedi uma enxada emprestada aos caseiros do Cras (Centro de Referência em Assistência Social) e comecei a tirar o mato para abrir uma trilha”, conta.

Marlene Frandom, especialista em exercícios para a terceira idade, se entusiasmou e convidou para a iniciativa a filha, a irmã e o cunhado, que é arquiteto. A família angariou sacos de britas para a obra.

A psicóloga aposentada e mediadora judicial Wanda Gonçalves, que soube da história durante uma aula de danças circulares ministrada por Tola, aderiu ao grupo. “Sentia necessidade de agir por mais qualidade de vida na cidade, de me ligar à natureza”, conta.

Já a Praça Floresta, na Vila Scarpelli, teve aporte no valor de R$ 311 mil, proveniente de convênio firmado com o Ministério das Cidades e com repasse feito pela Caixa Econômica Federal. Dentre as mudanças estão a reconstrução e troca de todo o piso, mudança e adequação de vegetação, instalação de equipamentos da academia ao ar livre, troca da iluminação por led e serviço de pintura completo, além da remoção de canteiros.

As intervenções foram feitas no correr de 150 dias. “Quando modernizamos um espaço público, melhoramos a vida das pessoas. Este recurso só veio depois da reclassificação da cidade voltando ao nível de bom pagador, após equilibrarmos as contas”, disse o prefeito Paulo Serra (PSDB). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;