Internacional Titulo Laços estreitados
Putin e Erdogan dão início às obras da primeira usina nuclear da Turquia
03/04/2018 | 15:01
Compartilhar notícia


O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, deram início às obras da primeira usina nuclear turca, aprofundando os laços entre os dois países. Em sua primeira visita ao exterior desde que foi reeleito no mês passado, Putin autorizou, junto com Erdogan, a construção de uma usina nuclear na costa mediterrânea de Akkuyu.

Putin afirmou que o projeto é um símbolo da crescente cooperação entre a Rússia e a Turquia. "Nós enfrentamos a meta ambiciosa de lançar o primeiro reator em 2023 para coincidir com o 100º aniversário da fundação da República da Turquia", disse o presidente russo durante a cerimônia. "Nós concordamos com o meu querido amigo, o presidente Recep Tayyip Erdogan, em fazer todo o possível para atingir esse objetivo."

Erdogan afirmou que a usina atenderá a 10% das necessidades de energia da Turquia, depois que todos os reatores se tornarem operacionais. "Assim, teremos feito a nossa cesta de energia mais robusta", comentou. A usina de Akkuyu está sendo construída pela agência de energia nuclear da Rússia, a Rosatom. O projeto está estimado em US$ 20 bilhões. Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;