Memória Titulo Memória
Bairros vizinhos. Indústrias irmãs
Ademir Medici
29/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Na Avenida Prosperidade, e até a Rua Felipe Camarão, mais de dez barracas colocavam seus produtos à disposição, principalmente muita pinga, que era servida em copos americanos, segundo relato de antigos empregados da Quimbrasil, entre os quais Antonio Olímpio da Rocha, admitido em 1959. 

Vila Prosperidade era maior do que indica sua planta atual de São Caetano. Na verdade, divisas municipais de lado, o bairro ultrapassa a Avenida dos Estados, de um lado, e a Rua Felipe Camarão, de outro, para, já em território de Santo André, limitar-se com a Vila Metalúrgica, no distrito de Utinga, além do Córrego Utinga e Rio Tamanduateí.

Hoje existem duas vilas Prosperidade, a de São Caetano e a de Santo André. Como existem os bairros Capuava de Mauá e Santo André, os bairros Taboão de São Bernardo e Diadema.

Na parte de São Caetano, Vila Prosperidade constituiu um parque industrial com empresas como a Brasilit, Quimbrasil, Confab. Na parte de Santo André da Vila Prosperidade, plantas como a Laminação Nacional de Metais, Perdigão (antiga Swift), outra unidade Quimbrasil (como ontem mostramos), Coral e Alcan.

Em tempos de desindustrialização, várias destas marcas deixaram a linha Santo André a São Caetano. Deixaram também histórias do processo de expansão industrial do Grande ABC. Trabalhadores antigos guardam documentos, da carteira profissional ao jornal interno e à foto recebida.

A novidade, para a história da industrialização regional e estadual, é o acervo da Fundação Bunge, descoberta por esta página Memória na semana passada e da qual temos lançado mão para a apresentação destas imagens – de uma outra São Caetano, de uma outra Santo André, de outros momentos. Tão próximos no tempo, tão distantes na geografia transformada.

DATA

Em 1º de setembro de 1987 a Quimbrasil – Química Industrial Brasileira – inaugurava as novas instalações do seu ambulatório médico, na Rua Felipe Camarão, 593, Vila Prosperidade, em São Caetano.

Fundação Bunge

Centro de Memória

Rua Diogo Moreira, 184 - 5º andar - Pinheiros, São Paulo (SP)

www.fundaçãobunge.org.br

Telefone: 3914-0846

Semana Santa

Quinta-feira. Primeiro dia do Tríduo Pascal, que terá o seu término na tarde de domingo.

Às 9h, o bispo dom Pedro Cipollini reúne todo o clero da diocese e preside a Missa dos Santos Óleos na Catedral do Carmo, em Santo André.

Às 20h, em todas as paróquias, é celebrada a Missa da Instituição da Eucaristia.

Santos do Dia

onas e Baraquísio. Viveram no século 4, na Pérsia. Foram monges na região de Beth-Iasa e perseguidos pelo poder dominante anticristão.

Secundo

Diário há 30 anos

Terça-feira, 29 de março de 1988 – ano 30, edição 6713

Manchete – (José) Sarney (presidente da República)</CF> rompe com PMDB e PFL

Grande ABC – Arrecadação do ICM aumenta nas sete prefeituras. Reportagem: Denise Caboclo.

Polícia – Mude, o Movimento de Unidade Democrática, surpreende e vence convenção do PMDB em Santo André. Na liderança, José Araújo.

Páscoa – Vendas de ovos surpreendem os comerciantes.

Memória – O pioneiro bar Bela Vista da Vila Mussolini, em São Bernardo.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 29 de março:

Em São Paulo, Pirajuí. Torna-se município em 1914, quando se separa de Bauru.

Na Bahia, Salvador, Capital do Estado, fundada em 1549.

No Paraná, Curitiba, Capital do Estado, fundada em 1693.

Em Goiás, Abadia de Goiás

No Maranhão, Araioses, Barão de Grajaú, Chapadinha, Mirador, São Bernardo e Vargem Grande

No Ceará, Aratuba

No Mato Grosso, Ipiranga do Norte

Em Minas Gerais, Monte Sião

Em Santa Catarina, São João do Itaperiú

Em 29 de março de...

1883 – Criadas duas cadeiras de primeiras letras no Núcleo Colonial de São Caetano.

1918 – Sexta-feira, 18h. Tiro de Guerra de São Bernardo iniciava caminhada a Mogi das Cruzes, via bairro da Penha, em São Paulo. Participação dos atiradores que moravam na região e na Capital.

A guerra. Do noticiário do Estadão: a guerra no ar, com a superioridade dos aliados.

Editorial: É possível que a guerra termine logo, da coluna ‘Notas e Informações’.

1928 – Fundado o Partido Municipal de São Caetano, para promover o movimento autonomista da cidade.

A fauna do Grande ABC

Gafanhoto Soldado

Um dos gafanhotos mais bonitos. A coloração verde e amarela produz um efeito de camuflagem perfeita. Assemelha-se à roupa dos soldados do COE (Comando de Operações Especiais) que trabalham diretamente na floresta. O gafanhoto soldado se alimenta de folhas. Quando filhote, sua coloração é bem diferente, em preto e vermelho.

Pesquisa, texto e foto: Claudinei Correia de Mello, biólogo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;