Internacional Titulo
Centenas de rebeldes sírios deixam mais um bolsão de Ghouta Oriental
25/03/2018 | 16:06
Compartilhar notícia


Centenas de rebeldes e civis sírios deixaram hoje, a bordo de ônibus, um segundo bolsão da região sitiada de Ghouta Oriental, nos arredores da capital Damasco. A saída ocorre após os opositores de Bashar al-Assad, que há anos estão em conflito com o regime que governa o país e vêm sendo alvo de bombardeios pesados nas últimas semanas, aceitarem deixar enclaves rebeldes em diversas cidades e vilarejos.

De acordo com a emissora estatal al-Ikhbariya, o comboio que saiu de Ghouta Oriental neste domingo era composto por cerca de 900 pessoas. Ontem, já haviam deixado a região aproximadamente mil rebeldes, familiares dos combatentes e outros civis, segundo relato do Observatório Sírio para os Direitos Humanos (SOHR, na sigla em inglês).

Os ônibus que partem da região sitiada têm como ponto final a cidade de Idlib, um outro enclave rebelde no Noroeste da Síria. "Estamos indo para uma jornada desconhecida para os campos de refugiados em Idlib. Não sabemos qual será o nosso destino (ao chegar) lá", disse em um vídeo publicado no Twitter Muhammad Najem, um rapaz de 15 anos que participou da evacuação.

O regime de Bashar al-Assad está dando a rebeldes e a civis homens as opções de baixar as armas e se alistar no serviço militar ou partir com suas famílias das regiões ocupadas no entorno da capital e de outras cidades grandes para enclaves de oposição em outras partes da Síria. Essa última tem sido a escolha de dezenas de milhares de pessoas, que temem servir ao exército ou ser presas pelos serviços de segurança do governo. (Associated Press)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;