Tecnologia Titulo Ataque
Cuidado! Novo golpe do WhatsApp promete kit de maquiagem no Dia Internacional da Mulher

Mensagem via aplicativo pede para que usuário acesse um site para ganhar o presente

Da Redação
Do 33Giga
07/03/2018 | 14:09
Compartilhar notícia


Cibercriminosos brasileiros tem usado o Dia Internacional da Mulher como isca de um novo ataque malicioso disseminado via WhatsApp. A mensagem promete um kit de maquiagem gratuito às pessoas que acessarem o site.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga.

Para disseminar o golpe de maneira mais efetiva, os criminosos utilizam engenharia

 
Screenshot_2
Imagem do golpe no WhatsApp

social para convidar os usuários a compartilharem uma mensagem com seus contatos, além de notificações de navegadores e sites, visando alcançar um maior número de vítimas.

Assim como em outras campanhas maliciosas encontradas recentemente, o método de distribuição primário da mensagem é feito por meio de notificações via navegador.

A campanha é similar a outras disseminadas ultimamente, mas possui um foco na área de varejistas do setor de beleza – sendo que o ataque oferece produtos que não existem. Quando a vítima clica no link indicado, ela é direcionada para um site falso com muitas propagandas – forma usada pelo criminoso para monetizar o golpe. Em alguns casos, quando o golpe é completado, pode até ser oferecido a instalação de um aplicativo com caráter malicioso.

“Criminosos brasileiros continuam usando o WhatsApp como vetor de ataques por causa de sua popularidade, ressalta Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kasperksy Lab. “O uso de um tema como o Dia Internacional das Mulheres demonstra que eles estão sempre adaptando os golpes para temas relevantes e que chamam a atenção das vítimas”

Como não há previsão de diminuição desses ataques, a Kaspersky Lab levanta as seguintes dicas para que os usuários não caiam em mais golpes ao longo do ano:

– Desconfie de links recebidos: mesmo que a conversa não seja com um desconhecido, é preciso duvidar da veracidade da mensagem, ainda mais se inclui uma promoção; procure sempre confirmar no site oficial da empresa qualquer informação;

– Cuidado com o mouse (ou o touch): nunca clique em links de e-mails suspeitos, banners em sites ou acesse sites desconhecidos. Quando você tiver que visitar um banco online ou uma loja de varejo, digite manualmente o URL em vez de clicar em um link;

– Tenha uma solução de segurança robusta no seu celular e outros dispositivos: usar um software, como o Kaspersky Internet Security, bloqueará o acesso aos sites maliciosos, scripts que tentam alterar seu roteador e assim você terá uma navegação mais tranquila;

– Notificações: não autorizar notificações em qualquer website, mesmo que a pergunta não seja relacionada a isso. Revise sempre as configurações avançadas no seu navegador, seja no desktop ou smartphone, e remova os sites desconhecidos que estão autorizados a emitir notificações.

Agora que a notícia acabou, confira todos os eletrônicos avaliados pelo 33Giga.

 
 
 
  • Testamos: por R$ 330, caixa de som Pulse é resistente à água e dura mais de cinco horas
<
>

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;