Política Titulo Impasse
Consórcio confirma fim de repasses para Agência

Com revisão de condenação pelo TCE, houve movimentação para retomar as transferências

Por Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
07/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação/Consórcio


O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC descartou retomar os repasses para a Agência de Desenvolvimento Econômico. A possibilidade foi levantada na semana passada, após o TCE (Tribunal de Contas do Estado) ter acatado recurso contra decisão que vedava a transferência de valores.

Para o presidente da entidade, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), a decisão da Corte apenas “relevou” o repasse efetuado em 2011, primeiro ano em que as contas do colegiado foram analisadas pelo órgão de controle. “As contas foram aprovadas na gestão do Mário Reali (ex-prefeito de Diadema, PT) e do Clóvis Volpi (ex-prefeito de Ribeirão Pires, sem partido). Mas a transferência era irregular e foi tolerada, mostrando que a decisão foi acertada em não continuar transferindo. No entanto, isso não impede que as prefeituras tenham convênios diretos”, completou.

Morando destacou também que a recomendação do TCE é para que o Consórcio não realize transferências exclusivamente para folha de pagamento e custeie apenas projetos e programas.

Por outro lado, o assunto ainda deve ser debatido nos próximos meses. Uma ideia é que as prefeituras decidam em conjunto um modelo de convênio que possa ser assinado entre os Executivos e a Agência.

Para o vice-presidente da Agência e reitor da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), Marcos Bassi, outras opções poderiam ser analisadas, como a possibilidade de o Consórcio assumir as atividades do órgão. “Eu defendo essa possibilidade. Outra alternativa que surge é o Consórcio abrir um processo de chamamento público para contratação da Agência, que tem capacidade para tocar os projetos”, explicou.

Bassi, por sua vez, defendeu que caso o impasse não se resolva, o objetivo da Agência poderia ser redefinido.

Em 2017, a cúpula da Agência debateu o futuro da entidade sem os recursos do Consórcio. A estimativa é que exista dívida na ordem de R$ 1 milhão, entre pessoal, impostos atrasados e fornecedores. A Agência é presidida pelo prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB).

Os problemas financeiros da Agência se agravaram quando, no começo do ano passado, o Consórcio Intermunicipal interrompeu os repasses diretos à instituição de fomento econômico da região após o TCE indicar irregularidades nesse tipo de transição.

Na ocasião, a Corte de contas chegou a aplicar multas e deu parecer negativo para as contas. A saída encontrada foi a de estreitar os laços entre a Agência e as prefeituras, mas nem todas ainda fizeram o trâmite burocrático, que envolve autorização dos Legislativos municipais. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;