Tecnologia Titulo Proteção online
Não caia em ciladas! Veja dicas práticas para aumentar sua segurança na internet

Cerca 90% das senhas criadas hoje em dia são fáceis de serem descobertas por crackers e hackers

Por Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
06/03/2018 | 13:04
Compartilhar notícia


A Proteste faz um alerta sobre ataques virtuais e a importância de criar senhas fortes na internet. Segundo os dados publicados pela campanha do Dia Mundial da Senha, 90% das senhas criadas hoje em dia são fáceis de serem descobertas por crackers e hackers. As mais comuns são: 123456, senha, deus, ninja, combinações com no­mes, sobrenomes e até mesmo datas de aniversário, números de telefone e documentos de identificação.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

O Relatório de Informações de Segurança Cibernética do Norton explica que o Brasil está entre os cinco países que mais sofrem crimes cibernéticos. Somente em 2016, 42,4 milhões de pessoas foram afetadas, e o prejuízo total chegou a US$ 10,3 bilhões. Ataques de malware são os tipos mais comuns.

A Proteste recomenda as senhas sejam compostas por frases, utilizando pelo menos 16 caracteres. Esse é um jeito mais prático de criar senhas longas sem acabar por esquecer a combinação. Além disso, é possível mesclar letras maiúsculas e minúsculas, alguns números e até caracteres especiais — como arrobas e exclamações. Seguindo essas orientações, uma senha segura seria: EuSaioDeCasaAs7e30 ou Euvistocalça40ou42.

Outra dica importante é não usar a mesma senha para contas de e-mail, redes sociais, acessos ao Internet Banking e em cadastros de lojas virtuais. Se o problema é decorar todas as combinações, uma recomendação é proteger seus logins com gerenciadores de senhas.

A Proteste ainda destaca outras dicas simples que vão te ajudar a manter suas contas sempre seguras:

– Sequências numéricas óbvias como 123456, 654321 e qwerty ou combinações como abc123 são fáceis de serem descobertas, porque são as mais utilizadas;
– Data de aniversário, nome dos familiares e de animais de estimação e informações como clube de futebol favorito são dados fáceis de serem obtidos nas redes sociais;
– A combinação das iniciais do próprio nome e sobrenome e alguma sequência numérica, como data de nascimento, devem ser evitadas;
– Depois de criada uma senha forte, evite conta-la a alguém e utilizá-la em computadores com rede aberta (como a de uma lan house) ou de pessoas desconhecidas.

Leia mais: 
Dilema de segurança: senha fraca, mas fácil de lembrar, ou elaborada, mas fácil de esquecer?
Veja as piores (e mais fracas) senhas usadas em 2017; ‘123456’, ‘starwars’ e ‘iloveyou’ estão na lista
Alerta: 81% das violações de dados são produzidas por problemas associados às senhas

Além das senhas, também é importante ficar atento às mentiras que rondam a internet. Para te ajudar a se proteger, o 33Giga reuniu os boatos e farsas mais populares que já rondaram (e vez ou outra voltam a aparecer) na web:

 
 
 
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;