Cena Política Titulo
A improvável união de Aidan e Siraque
Raphael Rocha
03/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


A frase é batida, mas, na política, o mundo realmente dá voltas. Em 2008, Vanderlei Siraque (atualmente no PCdoB, na ocasião no PT) e Aidan Ravin (hoje no PSB, à época no PTB) duelaram pela Prefeitura de Santo André. Num dos pleitos mais improváveis da história, Aidan superou Siraque no segundo turno e se elegeu prefeito. Nasceu ali uma rivalidade entre petistas e Aidan, que ainda perdura. Mas, dez anos depois, o cenário pode colocar no mesmo palanque Siraque e Aidan. O PCdoB de Siraque debate aliar-se à candidatura ao governo do Estado do vice-governador Márcio França, do PSB de Aidan. A coligação proporcional entre comunistas e socialistas está em pauta. Os dois devem buscar vaga na Assembleia Legislativa em outubro. Ou seja: além de ambos subirem no mesmo palanque – pró-Márcio França – , a candidatura de Aidan pode ajudar Siraque, e vice-versa.

Agressão
Secretário de Cultura de Diadema, Eduardo Minas foi agredido por um funcionário da Pasta, com um soco no nariz. O caso aconteceu na noite de segunda-feira, no estacionamento do Paço. Testemunhas dizem que ao longo do dia os dois personagens vinham se estranhando – a relação está estremecida há alguns meses, pois esse funcionário acusa o titular da Pasta de perseguição – até que se encontraram no estacionamento. Começaram a bater boca, até que o clima esquentou de vez. O servidor acertou um soco em Minas e, na sequência, teria puxado um revólver e apontado para a cara do secretário. Demais funcionários impediram o pior. O episódio já chegou ao conhecimento do prefeito Lauro Michels (PV).

Agrado
Cotado para ser candidato a deputado estadual com apoio do governo do prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), o líder da administração na Câmara, Fernando Rubinelli (PDT), protocolou na Casa moção de aplausos ao trabalho da primeira-dama Andreia Rolim Rios à frente do Fundo Social de Solidariedade.

Quem mais?
Os advogados que representaram políticos que ingressaram com ações judiciais para exigir pagamento de férias e 13º salário retroativos estiveram na Câmara de Diadema nesta semana. Foram ouvir parlamentares sobre a possibilidade de mais gente processar a Prefeitura para requerer os benefícios. Alguns deram sinal positivo, mas disseram que vão esperar passar toda repercussão negativa. O Diário foi o primeiro a mostrar que políticos da cidade acionaram o Judiciário pelo pagamento. Entre eles o próprio prefeito Lauro Michels (PV).

Contador de histórias
Ex-vereador de São Bernardo, Admir Ferro (sem partido) deu início a uma série de postagens em sua página no Facebook com partes da história da cidade. “Sou batateiro, nascido e criado em São Bernardo. Conheço muitos locais e histórias. Resolvi compartilhar tudo isso com as pessoas. Muitas vezes passamos por um lugar ou conversamos com uma pessoa que não sabemos sua origem. É importante conhecer e valorizar o passado, para termos um presente consolidado e um futuro próspero”, afirma Admir Ferro, que foi secretário de Educação e candidato a vice duas vezes. Ele já contou a história da Emei Santa Terezinha, a primeira pré-escola de São Bernardo e onde hoje funciona o Serviço de Memória e Acervo.

Presença
Pré-candidatos a deputado federal e a deputado estadual, respectivamente, os vereadores Célio Boi e Marcos Michels foram para Brasília participar do congresso do PSB nacional.

Substituto
Diretor do departamento de Finanças, Cláudio Simões está cotado para assumir definitivamente o comando da Pasta de Gestão Financeira, vaga desde a exoneração de José Grecco. Por ora, o setor é administrado por Leandro Petrin, também superintendente da Unidade de Assuntos Estratégicos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;