Tecnologia Titulo Disponíveis para download
Contador de histórias e catálogo de cupons; confira apps que tiveram o protagonismo feminino
Thalita Ribeiro
Do 33Giga
02/03/2018 | 10:32
Compartilhar notícia


Com o Dia Internacional da Mulher (8) cada vez mais próximo, a Google Play listou alguns aplicativos que foram protagonizados por personagens femininas. As plataformas digitais abrangem variados assuntos – desde app para acompanhar o ciclo menstrual  até contador de histórias. Todos estão disponíveis para download na loja virtual.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga.

A equipe do 33Giga selecionou cinco da lista completa. Confira:

Cuponeria

Plataforma virtual que reúne cupons de desconto em diversas lojas. Nara Iachan é natural da Argentina e a fundadora do aplicativo. Ela reparou que o mercado de cupons brasileiro estava muito atrasado. Depois de muitas pesquisas e de perceber as vantagens tanto para o consumidor quanto para os estabelecimentos, veio a ideia de criar o app.

Para quem está começando, Nara dá o seu conselho: “É preciso testar vários caminhos e ir aprendendo com os erros. Algumas dicas são estudar o mercado, saber o que já existe e o que está faltando, ter clareza sobre as expectativas do público e investigar soluções parecidas fora do país”.

CastBox

Aplicativo para reprodução de podcasts reúne mais de 1 milhão de shows e 50 milhões de episódios gratuitos. Quando trabalhava para o Google no Japão, Wang Xiaoyu ouvia programas em japonês, inglês e chinês durante a viagem de uma hora ao trabalho. Ela queria um app intuitivo, personalizável e compatível com vários idiomas e dispositivos.

Como não conseguiu encontrar algo assim, decidiu largar o emprego no Google, vender a casa e desenvolver o próprio programa. A jovem pede vários conselhos aos amigos CEOs, mas é na avó que ela encontra a maior fonte de inspiração: “Ela é corajosa, positiva, otimista e amorosa. Ela me inspirou a correr riscos, mesmo que eu erre algumas vezes. O pior erro é não tentar.”

Kitchen Stories

A plataforma é um livro de receitas virtual. Vídeos e fotos com passo a passo na culinárias incrementam o app e esse era ao principal objetivo de suas fundadoras Menting Gao e Verena Hubertz. Elas encontraram alguns recursos similares no ramo, mas nenhum com vídeos de alta qualidade e fotos claras de cada etapa da receita como queriam.

A dupla de Berlim vendeu os carros que tinham, pediram empréstimos aos pais e mergulharam no desenvolvimento do aplicativo. O resultado é o Kitchen Stories. Qual é o conselho de Gao para outros empreendedores? “Siga em frente e seja persistente! Você vai encontrar um jeito de fazer tudo dar certo.”

Clue

O aplicativo funciona como um calendário para acompanhamento do clico menstrual. Nele, a usuária pode inserir diversas informações que envolvem o assunto – como estado de humor, disposição física e horas de sono no dia. Quanto mais informações a mulher inclui no Clue, mais ele fica inteligente e aponta em qual período do clico você pode estar.

O app surgiu da experiência pessoal da empreendedora dinamarquesa Ida Tin. Ela não se adaptou bem às pílulas anticoncepcionais e queria aplicar a tecnologia e a análise de dados à própria rotina. Assim, ela criou uma plataforma que “informa as pessoas com dados de saúde personalizados” para ajudar as mulheres a tomar decisões mais conscientes sobre sua saúde reprodutiva.

“No início, o maior obstáculo foi mostrar o valor e a relevância de um app de saúde feminina no setor tecnológico, dominado pelos homens”, diz Tin. Ela seguiu defendendo a ideia de que o planejamento familiar e a fertilidade afetam todos: as pessoas que vivenciam o ciclo menstrual e as que estão próximas a elas.

Hoocked – Chat Stories

A plataforma virtual reúne histórias em formato de bate-papo – a cada toque do leitor na tela, uma nova etapa da trama aparece. Prerna Gupta é a fundadora do aplicativo, junto com o marido, e acredita que o recurso foi o antídoto contra a percepção que as pessoas têm de que ninguém mais lê.

“A arte não fica parada. Para a ficção sobreviver, o modo como contamos as histórias precisa evoluir de acordo com a mentalidade moderna.” Gupta afirma que acreditava ser possível o aplicativo dar certo, mas sabia que as chances eram pequenas. No fim, essa postura a ajudou. “Eu acho que precisamos dessa mistura de otimismo irracional e realismo para atingir qualquer objetivo.”

——–
Confira álbum com as 25 pesquisas mais curiosas no Google:

 
 
 
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;