Social Titulo União
Sororidade: palavra no momento entre as mulheres

Psicóloga andreense fala da união necessária para público feminino

Juliana Bontorim
01/03/2018 | 07:30
Compartilhar notícia
Banco de Dados


  Começam as comemorações e homenagens no mês que é dedicado às mulheres. Neste ano, mais do que nunca, uma palavra ganhou destaque e vem sido repetida com constância: sororidade – representa a união e aliança entre o sexo feminino, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum. 

 Para a psicóloga de Santo André, Bárbara Bastoni tal fato tem grande relação com a união em situações que antes eram motivo de vergonha e culpa, como a violência doméstica e o assédio sexual, para que fiquem mais confortáveis de serem faladas por quem já vivenciou. 

 Prova disso foram as inúmeras acusações que surgiram em Hollywood, nos Estados Unidos, no fim do ano passado, onde celebridades apoiaram-se para expor nomes, entre produtores, diretores e atores, envolvidos em casos de abusos e estupros. O escândalo ditou até mesmo o código fashion nos tão esperados red carpets de premiações do cinema, onde todos – os homens não ficaram de fora – apostaram na cor preta como ato de protesto, nomeado Time’s Up. 

 No Brasil, levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apontou um estupro a cada quinze minutos em 2015, o que mostra que a luta ainda é grande.

 Outro fator que podemos celebrar nesta data, é o avanço para a quebra de padrões e estereótipos no universo da moda, nas passarelas, nas vitrines de lojas e a exposição de imperfeições nas redes sociais. “É muito enriquecedor e eu diria que libera as pessoas da obrigação em atingir um modelo de beleza inacessível para a maioria”, comenta Bárbara sobre o bem psicológico e até mesmo físico que o fim da era ‘photoshop’ pode trazer. “Finalizo ressaltando que, nesta data importante. cabe uma reflexão sobre amigas, colegas de trabalho ou vizinhas, sem que isso as ameace”, explica Bárbara, que reforça que apesar de muitas conquistas, é necessário pensar sobre a raiz da competitividade, e como a discriminação feminina pode começar muitas vezes com as próprias, seja nos campos de atuação profissional ou no de relacionamentos.

Veja mais noticias da nossa coluna:

Inclusão

 Em São Caetano, curso de libras gratuito promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, formou alunos nos níveis básico, intermediário e avançado. Neste mês, foram 315 vagas para nova turma.

Por aí...

É pique!

Andreense Aderli Assalim posa para clique com a filha e empresária Kelli Sterci, em comemoração de aniversário. A data foi marcada por jantar em família e ganhou toque de agito >em baile organizada por amigos, que complementou a festividade.

Propagar amor

 Em busca de recursos para viagem missionária para San Miguel, em El Salvador, com data marcada para março, a são-bernardenseVanessa Rizzaro promove hoje, chá beneficente no Swiss Park. A atividade terá arrecadação de recursos para comunidades carentes do país. “Vamos a lugares onde muitos não querem ir, levar a palavra de Deus, alimentos e outros recursos”, conta.

Consciente

Tecnologias para Tratamentos de Resíduos Sólidos será o tema central em palestra promovida pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), hoje, às 19h, sob o comando dos especialistas Mário Gonçalves Garcia Junior e Sidney de Castro. “O principal objetivo é chamar atenção para o gerenciamento destes itens, que não possuem aterros sanitários próprios na região”, comenta a presidente da Comissão do Meio Ambiente, Rosa Ramos.

Profissão

Primeiras-damas do Grande ABC e do Estado encontraram-se hoje, na inauguração oficial do Polo Regional de Padaria Artesanal em Santo André. A atividade celebra ainda os 41 alunos já formados no curso oferecido no Fundo Social de Solidariedade.

Décor

Integrantes do Club&Casa Design embarcam hoje, em viagem com destino a Salvador, na Bahia. Ponto alto da programação será coquetel no Fera Palace Hotel, com palestra do arquiteto dinamarquês Adam Kurdahl, responsável por revitalização do espaço. 

Prevenção

Foram realizados mais de 100 atendimentos entre nutrição, análise dermatológica de pintas e medição de glicose, em ação social promovida na andreense Box Academia em parceria com a Clínica Paula Cavalino. A atividade teve foco na importância da saúde.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;