Tecnologia Titulo Música
Gipsy Kings se inspirou em Carmen Miranda? Site mostra samples usados por artistas
Bianca Bellucci
Do 33Giga
19/02/2018 | 14:57
Compartilhar notícia


WhoSampled é um site que promete mostrar qual o DNA de uma música. Na prática, ele permite que o internauta descubra quais samples foram utilizados em determinada canção. Isso é, qual trecho de uma gravação foi usado para construir uma nova. É nessa brincadeira, por exemplo, que se descobre que a famosa música “Bamboleo”, do Gipsy Kings, usou um sample de ninguém menos que Carmen Miranda.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Na prática, basta o usuário procurar pelo nome de uma música ou um artista e a página entregará várias informações sobre a obra de tal celebridade. Lana Del Rey, por exemplo, usou 33 samples em suas canções e serviu de inspiração para 68 versões. A faixa “Blue Jeans” tem um trecho de Rick James. Já “Million Dollar Man” pega parte de Carl Perkins.

O mais interessante é que é possível comparar ambas as canções. O WhoSampled coloca lado a lado as músicas e até permite que você pule para o trecho que serviu como sample. O usuário pode, inclusive, compartilhar essa descoberta via Facebook ou Twitter.

O WhoSampled conta com uma base de dados de mais de 500 mil músicas e 195 mil artistas, dos mais diversos gêneros musicais, como hip-hop, R&B, eletrônica, rock, reggae e muito mais. O site é alimentado por internautas que identificam os samples e divulgam online. Hoje, são mais de 18 mil contribuintes.

Vale destacar que sample não é plágio. Todo artista que utiliza parte de uma música tem autorização dos autores originais e inclui o nome deles nos créditos da canção. E mais: os compositores também recebem pelas execuções da faixa. É por isso que Eminem diz que não fatura nada com “My Name Is”. Para usar parte de “I Got The…”, de Labi Siffre, ele teve que abrir mão de boa parte da publicidade.

Leia mais
Plataforma online permite ouvir ao vivo rádios ao redor do mundo
Site mostra músicas que faziam sucesso em certa década e país
Descubra que filme e música faziam sucesso no dia em que você nasceu

No álbum, você confere uma seleção de músicas que lembram o mundo tecnológico – tanto por seu lado bom como o ruim:

 
 
 
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;