Setecidades Titulo No Jardim Carla
Profissionais pedem fim de assaltos em ato

Unidade de Saúde em periferia de Santo André foi invadida e roubada por três vezes neste mês

Bia Moço
Especial para o Diário
Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
16/02/2018 | 22:52
Compartilhar notícia


 Agentes comunitários e funcionários da USF (Unidade de Saúde da Família) do Jardim Carla, em Santo André, protestaram ontem contra a falta de Segurança na região. Somente neste mês o local foi assaltado por três vezes. A última delas durante o Carnaval.

Na Quarta-Feira de Cinzas, quando retornaram ao trabalho, funcionários se depararam com os armários arrombados e furto de alguns objetos pessoais. Também foram levados computador, balança, entre outros equipamentos, assim como já havia ocorrido no dia 2.

O protesto foi nomeado de Abraça SUS (Sistema Único de Saúde), com o objetivo de mostrar à comunidade que o equipamento pertence à população, fazendo com que ela se envolva no processo da prestação de serviço e cuide do espaço. “É muito triste para os profissionais, que todos os dias chegam motivados para atender a população, depararem-se com a unidade depredada”, disse a enfermeira encarregada Lidiane Aparecida Pereira, durante discurso.

Ao término da ação, os manifestantes soltaram balões brancos, simbolizando pedido de paz. Na fachada da UFS, tecido de cor preta foi colocado e nele os funcionários deixaram as marcas de suas mãos, com tinta branca, também em alusão à paz.

Segundo a Prefeitura, a GCM (Guarda Civil Municipal) realiza rondas setorizadas no bairro, por meio da segunda inspetoria, com viaturas da Romo (Rondas Ostensivas com Motocicleta) e Romu (Rondas Ostensivas Municipais). “Como consequência, nos deslocamentos aos postos, também efetuamos rondas preventivas, o que se soma a um auxilio à Segurança pública”, ressalta, em nota.

Ainda de acordo com a administração, como medida para minimizar o impacto dos acontecimentos, a Secretaria de Segurança Cidadã manterá dois GCMs no local até que sejam restabelecidos os produtos do furto. O crime foi registrado no 6º DP (Jardim do Estádio). “Além do reforço da GCM, haverá ação educativa com os usuários do equipamento”, concluiu o Executivo.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;