Automóveis Titulo Dicas
Sem dor de cabeça
Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
09/02/2018 | 13:08
Compartilhar notícia


Se o dinheiro não dá para comprar um zero-quilômetro, ou o preço do novo ''basiquinho'' empata com o seminovo de categoria superior, a opção pelo carro usado é sempre bem-vinda. Entretanto, é preciso ter alguns cuidados para que o que parece um bom negócio não vire um transtorno.

Detalhes da pintura, amassados na lataria e embreagem devem ser avaliados antes do aperto de mão, transferência do dinheiro e assinatura do recibo de compra e venda. As ofertas são muitas, mas nem todas cumprem o que prometem.

Aqui estão cinco dicas de especialistas para evitar que o bom negócio se transforme em um ''carro-bomba''.

Observar detalhes na lataria
Alguns sintomas são facilmente perceptíveis e mostram se o carro foi cuidado ou não. Fique atento a mudanças de tonalidade na pintura, ou ondulações na lataria. Procure pequenas diferenças de largura entre as frestas das portas, mala ou do capô, e o restante da lataria. Abra a o porta-malas e a frente do carro e observe por dentro se há indícios de terem sido contorcidos. “Todos esses pontos são fáceis de serem visualizados e podem facilmente demonstrar que o veículo sofreu algum acidente mais grave no passado”, afirma Maurício Tilhe, um dos fundadores do site Venda Bem Seu Usado (www.vendabemseuusado.com).

Manutenção do carro
Nos veículos com até três anos de uso, em geral, as revisões são realizadas em concessionária, para manter a vigência da garantia. Nesse caso, peça o manual do carro para checar se todas as revisões estão em dia. Carros mais antigos podem exigir uma checagem diretamente no veículo. A maior parte dos equipamentos e funcionalidades de um veículo podem ser facilmente testadas ou verificadas de forma bem simples, tais como retrovisores elétricos, ar condicionado, bancos de couro e bancos elétricos ou com aquecimento, travas e vidros elétricos, luzes do painel, estepe, dentre outros. É importante também ligar o carro e deixá-lo funcionando por alguns minutos e checar temperatura ou fumaça no escapamento. Peça recibo de manutenções realizadas. Por último, observe se o veículo apresenta ruídos, trancos ou solavancos no motor, na direção e na caixa de marcha – nesse caso, é melhor contar com a opinião de um mecânico.

Encontro com o vendedor
É um ponto delicado, pois tanto vendedor quanto o comprador certamente estarão preocupados com a segurança. Não deixe de pesquisar com antecedência o perfil do vendedor, perguntando o nome completo, onde trabalha e em que bairro mora. Utilize também as redes sociais para fazer algum tipo de verificação em relação à pessoa. Outro ponto muito importante é evitar ir sozinho e à noite. “Recomendamos encontros a luz do dia, sempre em pontos de grande circulação, como estacionamentos de shopping ou supermercados. Evite marcar em locais remotos, ou na casa do vendedor, mesmo que o ele se justifique dizendo que mora na região há anos", explica Marcus Vinicius Martins, também do Venda Bem Seu Usado.

Dê aquela voltinha
Esse pode ser um pedido um pouco desconfortável para quem está vendendo o carro. Por outro lado, é a melhor oportunidade para quem compra - a hora ideal de checar ruídos, trancos ou desalinhamentos. “Se for um modelo que nunca dirigiu, o primeiro benefício do test drive é checar o seu conforto ao volante. Outro ponto importante é verificar a embreagem: se o pedal estiver muito firme ou duro, a despesa para conserto será elevada e precisa ser negociada no valor final do carro. Engates de marcha devem ser simples, sem folgas ou ruídos estranhos, o mesmo valendo para mudanças em câmbio automático. Procure verificar também o alinhamento da direção, que não deve apresentar solavancos ou ruídos. Outros pontos importantes são a temperatura do veículo e o silêncio interno”, aponta Martins.

Negocie o valor final
O ideal é pesquisar alguns carros antes de fazer uma oferta final. Contudo, caso encontre as condições ideais, negocie para evitar perder o negócio, principalmente se o perfil do vendedor trouxer mais tranquilidade para você. “Se você tomou todos os cuidados ao checar o carro, desde a lataria, manutenção, documentação, até o perfil do vendedor, então não perca tempo. Faça uma oferta justa e compre seu novo carro usado antes que outra pessoa faça isso em seu lugar", afirma Tihe. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;