Fechar
Publicidade

Cultura & Lazer

Publicado em segunda-feira, 18 de julho de 2011 às 07:40 Histórico

Viagem pela arte fotográfica

Fotografar as mais belas paisagens, registrar personagens e flagrar momentos do cotidiano. Dessa maneira foi formado o acervo do 1º Salão de Arte Fotográfica de São Caetano. O evento abre hoje na Pinacoteca Municipal e a visitação é gratuita para todo o público. A mostra conta com variadas obras que enaltecem o trabalho por trás das lentes.

A exposição principal conta com cerca de 100 fotografias realizadas por um total de 80 artistas de diferentes regiões do País. O evento teve inscrição de mais de 1.500 trabalhos e a seleção do material contou com avaliação de júri formado por profissionais de diferentes setores. Apenas obras de integrantes de fotoclubes estarão na mostra. Os participantes disputam troféus do primeiro ao terceiro lugar nas categorias de fotos coloridas e em preto e branco.

Morador de Diadema, Yuri Bittar não costuma participar de concursos. Uma queixa de suas experiências é de ter tido fotos em exposições em locais distantes e que, por isso não conseguiu acompanhar. "Fiquei feliz por ter sido selecionado pois é bacana participar de um evento grande e que irá ocorrer perto de casa. Não é sempre que tenho essa oportunidade", explica o fotógrafo do Grupo Luminous, que enviou à organização duas imagens e ainda não sabe qual delas estará exposta.

Além das imagens que fazem parte da atração, o Salão de Arte Fotográfica apresenta itens que os jurados acreditam que merecem menções honrosas, mas não estiveram entre os melhores trabalhos.

Mostra paralela com participação de não integrante de fotoclubes também terá espaço na pinacoteca do município. Ao contrário do que ocorre na exposição principal, os selecionados para a atração secundária brigam pelo prêmio máximo de R$ 1.000. Todos os vencedores serão anunciados no dia 23. Tiago Silva, do Diário, está entre os concorrentes.

PROGRAMAÇÃO EXTRA - O salão faz parte da programação da 3ª Semana de Fotografia promovida pelo Fotoclube ABCclick. Além das atrações culturais, o evento conta com palestras de profissionais da área de fotografia e oficinas que envolvem setores ligados à arte. As atividades têm entrada franca, mas são pagas caso os interessados participem pela internet.

Entre os convidados deste ano está o fotojornalista Manuel Marques. O paranaense fala sobre sua carreira e experiências às 19h, no Teatro Santos Dumont (Avenida Goiás, 1.111. Tel.: 4221-8347).

Enquanto isso, também a partir das 19h, na Estação Jovem (Rua Serafim Constantino, piso superior do módulo 2 do Terminal Nicolau Delic. Tel.: 4226-5518) um workshop de maquiagem profissional ministrado por Vera Probst ensina as melhores técnicas para melhorar os efeitos das cores nas imagens. A programação completa dos cursos e bate-papos pode ser vista no site oficial do fotoclube local (www.abcclick.com.br).

Salão de Arte Fotográfica de São Caetano - Exposição. Até 24 de setembro. Na Pinacoteca Municipal - Av. Dr. Augusto, de Toledo, 255. Tel.: 4223-7480. 2ª a 6ª, das 9h às 17h; sáb., das 9h às 13h. Grátis.



Veja Também

Tags


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC