Cultura & Lazer Titulo
Ana Beatriz Nogueira quebra o silêncio e revela ser portadora de esclerose múltipla há nove anos
Por
04/02/2018 | 14:11
Compartilhar notícia


No ar atualmente na reprise de Celebridade, no Vale a Pena ver de Novo, Ana Beatriz Nogueira é uma das atrizes que estão sempre nas telinhas. Mas ela surpreendeu a todos em entrevista dada para a colunista Patrícia Kogut. Em um desabafo emocionante, Ana Beatriz revelou que é portadora de esclerose múltipla, e que foi diagnosticada em 2009.

O primeiro surto veio em janeiro daquele ano, ao assistir um filme e sentir a legenda duplicar. Dias depois, ela precisou de ajuda para subir as escadas da festa de lançamento de Caminho das Índias, em que interpretava Ilana. Mas o segundo surto veio depois de meses, quando a novela já estava no meio. Em uma cena em que tinha que atravessar o estúdio e levar uma taça para a personagem de Vera Fischer, ela pediu ajuda ao parceiro de cena, Antônio Calloni, que interpretava seu marido na trama:

- Eu estava vendo duplo e embaçado. Pedi ao Calloni para me dizer de que lado estava a Vera: eu via duas Veras. Ele sinalizou, tirei uma reta e fui.

Mas o diagnóstico de esclerose múltipla demoraria ainda meses para se confirmar, o que aconteceu apenas em novembro de 2009. A atriz revela que foi um choque:

- Todos os três (e únicos) surtos que tive foram visuais. O último se mostrou o mais angustiante: eu realmente não enxergava nada. Mas, àquela altura, ainda bem, tinha encontrado uma médica que fez o diagnóstico definitivo. Achei que era o fim. Como atriz, meu corpo é meu instrumento de trabalho, meu tudo, dependo da minha visão, da audição, das funções cognitivas. O trabalho é minha festa, minha fonte de renda, minha alegria, minha beleza. Partimos para o tratamento. Fiquei dois meses de cama, me senti debilitada. A médica também me disse: Você tem esclerose múltipla, uma doença autoimune que não tem cura e pode ser incapacitante. Mas a sua é na forma branda, o prognóstico é muito bom e você pode controlar isso e morrer de tijolada!

Foi assim que ela encontrou forças para enfrentar a doença e que encontra o apoio em sua profissão:

- A arte me salva todos os dias. Já me salvava antes, agora, mais ainda.

Ana Beatriz fez seu último papel nas novelas em Rock Story, e se prepara para entrar na temporada de Malhação - Vidas Brasileiras, como a mãe de uma adolescente. Em junho, ela começa a se preparar para seu personagem em O Sétimo Guardião, folhetim de Aguinaldo Silva, autor que segundo a própria, sempre sonhou em trabalhar. E os projetos não param por aí, já que ela pretende fazer um site de troca de experiências sobre a esclerose múltipla, com o objetivo de combater o preconceito e oferecer apoio, algo que ela sentiu falta quando resolveu manter a doença em segredo:

- O segredo é pesado. A gente vai digerindo, entendendo e resolvendo os fantasminhas. Minha decisão de falar foi motivada por amigos, por terapia e pelo desejo de tornar essa estrada mais fácil para quem tiver que passar por ela. Não estou doente, tenho uma doença. Gosto de ver a esclerose múltipla como uma característica. Muita gente tem medo de falar, com receio de virar “café com leite” na vida. Mas quem controla a vida?





Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;