Economia Titulo
Consumo de energia cai 4,4% em fevereiro
Por
21/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O consumo de energia elétrica no País apresentou nova queda no mês de fevereiro, agora de 4,4% sobre o mesmo mês em 2008, informa a EPE (Empresa de Pesquisa Energética) em seu boletim mensal divulgado ontem.

De acordo com a pesquisa da EPE o montante de energia demandado em fevereiro atingiu 30,7 mil Gwh.

A EPE lembra, no entanto, que essa queda deve ser relativizada por conta dos 29 dias de fevereiro de 2008 (efeito base). "Caso fevereiro do ano passado tivesse 28 dias, como em 2009, a queda seria de 1%", ressalta a EPE. Ainda segundo a pesquisa da empresa, foi o pior resultado para meses de fevereiro desde 2002.

O boletim demonstra que a grande responsabilidade pela queda no indicador foi a redução das atividades industriais. O consumo industrial de energia caiu 12,2%, sendo a maior queda registrada na região Sudeste (14,3%).

Apesar da queda no setor industrial, o consumo cresceu nas áreas residencial (2,2%) e comercial (4,6%) em fevereiro sobre o mesmo mês no ano passado.

No acumulado dos dois primeiros meses do ano, há uma queda no consumo geral de 4,5%, sendo que na área industrial a queda foi de 13,5%. Na área comercial houve crescimento de 3,5% em 2009 e na área residencial, aumento de 3,8% no consumo.

Já no acumulado de 12 meses, o consumo de energia total cresceu 2,2% - o residencial subiu 4,8% e o comercial 5,5%, enquanto que o industrial teve queda de 0,4%.

A EPE destacou que, apesar das reduções em fevereiro, já há sinais de recuperação na atividade e, consequentemente, no consumo de energia elétrica, "Já se podem perceber indícios de reversão do comportamento do consumo em relação aos últimos três meses, quando a desaceleração da economia refletiu-se muito fortemente no consumo industrial de energia elétrica".

A justificativa para tal comentário, ante tantos número negativos é dada pela EPE com base na expectativa negativa que estava sendo gerada para o mês de fevereiro.

"Com efeito, dado o consumo apurado em janeiro e considerada a componente sazonal, era de se esperar que o consumo industrial de energia em fevereiro se situasse em torno de 12,2 mil GWh, cerca de 3% abaixo do valor apurado, de 12,5 mil GWh. Sob este critério de cálculo, é a primeira vez, desde novembro - quando a crise começou a impactar o consumo de energia das indústrias - que o valor apurado supera o valor esperado", acrescentou o informe da empresa.

Ainda segundo análise da EPE, o consumo das famílias tenderia a crescer mais fortemente, indicando o efeito naturalmente retardado do aumento da renda e da incorporação de novos equipamentos eletrodomésticos ocorrida ao longo do ano passado nas residências. Em relação a fevereiro de 2008, o consumo médio mensal por consumidor cresceu 1,8%, atingindo 146,4 kWh. Além disso, o número de novas ligações cresceu a ritmo menor.

Até dezembro, a média mensal era de 165 mil novas ligações. Em fevereiro caiu para 135 mil. "Este resultado esteve fortemente influenciado pela apuração na região Sudeste, que responde por mais de 50% do consumo de energia das famílias", informou a EPE em seu boletim.           




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;