Cultura & Lazer Titulo Agenda
Criação forte e pulsante

Artista plástico andreense, Daniel Camatta ganha hoje mostra individual na cidade

Vinícius Castelli
27/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 Um universo de informações estampado em materiais dos mais diversos. Telas, tela com madeira, tinta na madeira, placas de metal. O céu é o limite para a criação do artista plástico de Santo André Daniel Camatta, que ganha a exposição individual Decadente – Daniel Camatta 10 Anos, com apoio da Casa do Olhar Luiz Sacilotto. A abertura está marcada para hoje, a partir das 15h, no Salão de Exposições do Paço Municipal de Santo André (Praça 4º Centenário). A entrada é gratuita e a mostra segue em cartaz até 17 de março.

Para a exposição Camatta apresenta, com curadoria assinada por Milca Ceccon, cerca de 50 peças – que podem ser compradas no local – produzidas ao longo de uma década de carreira. O artista, que cresceu na região de Capuava, coloca nas obras diversas experiências. “Algumas coisas são muito particulares, há algo do cotidiano, da minha cidade”, diz. Problemas sociais, políticos e culturais não ficam de fora de sua bagagem. O cantor Bob Dylan e o escritor Charles Bukowski servem como poética para contextualizar suas criações. Até mesmo o ar poluído do bairro onde vive, ao lado da Petroquímica, serve para promover o debate, como na produção No Quintal de Casa.

Milca explica que a curadoria foi decidida por temas. “Há a parte focada na música – Camatta é envolvido com bandas –, tem a parte dos pássaros, tem uma parede com obras bem poéticas, com amor, solidão, vícios”, diz ela, que frisa que há ainda uma parte com as obras mais importantes de cada período da carreira do artista.

Entre os destaques estão as obras feitas usando madeiras encontradas por Camatta pelas ruas, como a peça Joãozinho. “Opto por materiais usados também por conta da estética deles. A própria madeira vai me dizendo o que fazer na obra”, diz o artista. Além das telas, o público poderá apreciar a instalação Em Breve Nada Será Construído. Para a curadora, a mostra é um convite ao olhar. “Não interessa o que o artista quis dizer, mas como ele quis dizer.”

O andreense aproveita a oportunidade para lançar o catálogo Camatta, o Olhar do Caminhante (Editora Estranhos Atratores/Revista Bar Mortal), pelos seus dez anos de produção. Com 84 páginas, o produto apresenta reproduções de mais de 50 obras do artista e pode ser adquirido por R$ 40 no local da exposição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;