Questão de Emprego Titulo Reflexão
Dicas para carreira e mercado
Marcela Galan
Especialista em recrutamento da Robert Half
23/01/2018 | 07:12
Compartilhar notícia


1 – O que eu devo considerar na hora de mudar de emprego?

Se você sentiu que a produtividade no trabalho diminuiu, que não colabora mais com o crescimento da empresa e que as atividades não agregam mais conhecimentos para a sua carreira, talvez seja a hora de mirar em novos horizontes e avaliar outras oportunidades. A decisão de deixar o emprego não é fácil, independentemente da situação econômica do País. No entanto, é importante refletir sobre o crescimento profissional na atual empresa e ser honesto ao analisar o cenário.

2 – Quais são as melhores estratégias para conseguir um emprego?

Para quem busca recolocação, é muito importante entender que procurar trabalho exige disciplina e esforço. É fundamental que o profissional mantenha a calma e organize as ideias para entender alguns pontos, como, por exemplo, qual é o setor que deseja atuar, qual é a empresa que mais combina com o perfil do colaborador e onde ela está localizada, além de entender sobre as atividades que desempenhará na organização. Esse cuidado visa otimizar a procura pela vaga ideal e evitar o desperdício de tempo ao enviar currículos para propostas que não se encaixam no perfil do profissional.

3 – O que você aconselha para que eu me destaque no ambiente de trabalho?

Dentro da empresa, para se destacar entre os demais profissionais é preciso demonstrar entusiasmo nas atividades desempenhadas, curiosidade e interesse, além de apresentar resultados que façam a diferença. Aproveite os feedbacks e esteja aberto para ouvir a opinião que o líder e a equipe têm de você.

4 – Como fazer a diferença na hora da entrevista?

Busque o máximo de informações possíveis sobre a empresa contratante. Saber detalhes sobre o negócio da organização é um diferencial no momento da entrevista, assim como fazer algumas perguntas ao entrevistador, que vão além das questões básicas. Isso demonstrará o seu interesse e o ajudará a decidir se deseja seguir ou não no processo. Caso você perceba que a vaga não combina com seu objetivo profissional, o recomendável é ser sincero com o avaliador e declinar a participação no processo.

5 – Quais cuidados eu devo ter ao pedir conselhos profissionais?

É perfeitamente normal que profissionais dos mais diferentes níveis hierárquicos e momentos de carreira sintam necessidade de aconselhamento em questões pontuais. Porém, a orientação é que você ouça a sugestão sem considerá-la como verdade absoluta de imediato. A ideia é avaliar prós e contras com base nas prioridades pessoais, antes de tomar qualquer atitude. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;