Setecidades Titulo Ensino Técnico
Etecs da região têm duas novas formações gratuitas

Em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, alunos podem optar por curso técnico ou qualificação

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
23/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Duas Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) do Grande ABC – Professora Maria Cristina Medeiros, em Ribeirão Pires, e Rio Grande da Serra – estão entre as 33 unidades do Estado que passarão a oferecer, a partir deste ano, cursos adequados à reforma do Ensino Médio. São duas novas opções de formação: o Ensino Médio com habilitação técnica profissional e o Ensino Médio com qualificação profissional, além dos já existentes Ensino Médio Regular, Ensino Técnico Integrado ao Médio e cursos técnicos.

Trata-se de experiência que será aplicada pelo Centro Paula Souza a 42 turmas do Estado, explica o coordenador de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, Almério Melquíades de Araújo. “Apresentamos as alternativas curriculares em comitê de gestores e cada direção escolar pôde verificar junto à comunidade acadêmica se a adesão era interessante. Recebemos a demanda e analisamos aquelas unidade que têm melhores condições de aplicar a medida”, diz.

Na região, a Etec Professora Maria Cristina Medeiros, de Ribeirão Pires, oferece 80 vagas divididas entre o Ensino Médio com habilitação técnica profissional em recursos humanos e o Ensino Médio com qualificação profissional de administrador de banco de dados. Já a unidade de Rio Grande da Serra oferece 40 vagas no Ensino Médio com habilitação técnica em administração. “A instituição de ensino é responsável pela estruturação dos currículos e, à luz da demanda regional, a partir da estrutura docente ofertada, opta pelos cursos dentro do leque de opções disponibilizadas pelo Centro Paula Souza”, observa Araújo.

Na prática, o Ensino Médio com habilitação técnica terá de 2.800 a 3.000 horas de carga horária ao longo dos três anos, cursadas em um único período (manhã ou tarde). Já o Ensino Médio com qualificação profissional terá 2.400 horas de carga horária ao longo dos três anos, também cursadas em um único período (manhã ou tarde), sendo 1.800 horas para os componentes da Base Nacional Curricular Comum e outras 600 para a área diversificada. Trata-se da mesma carga horária do atual Ensino Médio regular oferecido nas Etecs (2.400), e também do mínimo estabelecido pela nova lei no período de transição (depois de 2022, os cursos terão de oferecer 3.000 horas).

“Estamos ampliando o leque de alternativas para o jovem, na expectativa de contemplar seus sonhos e as demandas da sociedade”, ressalta Araújo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;