Cíntia Bortotto Titulo Carreira
Pensando em pedir aumento?
Por Cíntia Bortotto
22/01/2018 | 07:10
Compartilhar notícia


Muita gente tem arrepios quando pensa no momento de pedir aumento para o chefe. Afinal, não é fácil tocar no assunto com seu superior imediato, principalmente em momentos de crise econômica, ou mesmo em tempos de recuperação de crise. Para que a reivindicação tenha um bom resultado e não cause estresse, é necessário observação e planejamento.

Minha primeira dica é: tenha em mente, de maneira clara, os motivos pelos quais você merece um reajuste, sem considerar questões pessoais ou subjetivas. Esteja preparado para uma conversa franca com seu chefe sobre desafios e os planos que você tem para sua carreira dentro da empresa.

Uma questão muito delicada é se a empresa está passando por dificuldades financeiras. Aí, definitivamente, você não deve tocar no assunto. É preciso ter sensibilidade. Sugiro que o pedido seja feito de maneira formal. Marque um horário com seu chefe, não fale de repente numa conversa de corredor ou dê indiretas. Escolha um dia em que ele esteja mais tranquilo e que não esteja sob muita pressão.

Antes da conversa, pesquise quanto o mercado está pagando para alguém com sua formação, em um cargo semelhante, com as mesmas responsabilidades. Verifique se seu salário está realmente abaixo da média salarial. Quando se tem um acúmulo de função, por exemplo, pode ser uma boa oportunidade para pedir um aumento.

Procure mostrar ao seu chefe o quanto você se sente realizado em trabalhar para a companhia. As empresas não gostam de perder pessoas engajadas e comprometidas, e elas sabem que investir em um aumento salarial pode ajudá-las a reter talentos.

É fundamental você também ter em mãos suas realizações e como você tem contribuído para o crescimento da companhia. Mostre como um salário maior pode lhe ajudar a crescer e alcançar novos objetivos. Seja transparente e peça a ele um feedback, o que pode lhe ajudar na argumentação.

Jamais fale de problemas pessoais ou cite algo como “estou endividado”, “preciso resolver um problema”. Este tipo de argumento não colabora com seu sucesso neste objetivo. Fazer chantagens ou ameaças também é péssimo. Outra gafe é se comparar com outro profissional da equipe. Cada um tem sua trajetória dentro da empresa e tomar esta atitude pode ser visto como algo até mesmo antiético e desrespeitoso.

Se sua conversa não der certo, marque com seu chefe um próximo diálogo em alguns meses. Até lá, você pode trabalhar com ainda mais garra e as condições para a melhoria de seu salário pelo lado da empresa podem estar mais favoráveis. Siga confiante e boa sorte! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;