Tecnologia Titulo Smart TV
Smart TV: teste revela qual o melhor televisor com acesso à internet do mercado

Proteste avaliou 12 modelos de televisão smart entre 48 e 49 polegadas

Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
16/01/2018 | 12:09
Compartilhar notícia


A PROTESTE avaliou 12 modelos de televisão smart entre 48 e 49 polegadas. O objetivo é revelar a qualidade e o custo-benefício desses produtos, e, principalmente, elencar as melhores escolhas de compra. A boa notícia é que a grande maioria dos televisores testados apresentaram boa qualidade e preços condizentes com o mercado.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Para a associação, na hora de fazer a compra, é importante que o usuário reserve um espaço adequado para a TV, tenha uma internet de qualidade e, principalmente, analise as funções que necessita. Esses aparelhos oferecem diversas funcionalidades que podem encarecer o produto e, muitas vezes, são desnecessárias ao consumidor.

Por outro lado, a PROTESTE aponta que investir em aparelhos que oferecem 4k compensa. Com o avanço na qualidade de imagens, os televisores que possuem tal tecnologia estão cada vez mais baratos e a quantidade de produções em alta resolução só vêm aumentando. Isso inclui vídeos no YouTube, programas da Netflix e da GloboPlay, aplicativos e sistemas de streaming. Mas atenção: se for comprar um aparelho menor, a diferença de resolução não aparece, então, pode ser melhor poupar e comprar uma Full HD.

A melhor Smart TV

Foram 12 aparelhos testados foram: Samsung UN49KS7000, UN49KU6400, UN49KU6500, UN49MU6100, UN49KU6300 e UN48J5200, LG 49UJ6565, 49UJ6300, 49UJ6525, 49UH6100 e 49LH5700, e Panasonic TX-49DX650B.

Na primeira avaliação, de qualidade de vídeo, os aparelhos Samsung UN49KS7000, UN49KU6400, UN49KU6500 e UN49MU6100, e LG 49UJ6565, 49UJ6300 e 49UJ6525 tiveram notas altas em todos os critérios, com destaque para a qualidade HD, com configurações pessoais, e a fluidez de imagem.

Outro elemento avaliado foi a qualidade de som. A melhor do teste foi Samsung UN49KS700. As únicas que destoaram foram a Samsung UN48J520 e a Panasonic TX-49DX650B, tidas apenas como aceitáveis, e, principalmente, a LG 49LH5700, que ficou com a nota mais baixa do quesito. Entretanto, um home theater pode suprir esse problema – o que não acontece com uma má qualidade de vídeo.

O terceiro teste foi a conectividade. As TVs foram propositadamente projetadas para simularem as funções dos celulares que já conhecemos. Isso torna o processo intuitivo, até mesmo para quem nunca utilizou o produto anteriormente.

O mesmo vale para as lojas de aplicativos, nas quais é possível personalizar e adquirir novo conteúdo. Outra função muito útil compartilhada por todos os aparelhos é o Wi-Fi Direct, pelo qual é possível espelhar a tela do celular, tablet ou notebook. As poucas discrepâncias de avaliação se devem à velocidade de acesso e à navegação, porque algumas TVs se mostraram um pouco mais lentas nesses critérios.

A associação aconselha manter o aparelho sempre atualizado, para garantir que o produto trabalhe na melhor eficiência que pode oferecer. Para isso, basta navegar pelo menu da TV até a opção “Atualização de Sistema Operacional” e fazer a atualização por download. Embora possa mudar conforme o televisor, é comum encontrar essa função nas abas “Suporte” ou “Sistema”.

Caso dê preferência ao USB, é preciso ir ao site do fabricante da TV, encontrar o modelo e baixar a atualização do sistema operacional. Depois disso, é só gravar no pendrive, acessar o menu de atualização do aparelho, escolher a opção por USB, inserir o dispositivo e atualizar.

Um ponto positivo para a tecnologia, são os manuais de instruções disponibilizados no próprio sistema da TV, além de guias e outras recomendações em passo a passo. Isso faz com que os aparelhos sejam de fácil uso. Nesse critério, apenas a Panasonic não obteve nota máxima, por não ter um controle remoto prático.

Na última fase do teste, todos os televisores se saíram bem, pois possuem Wi-Fi e sintonizador digital integrado. Além disso, disponibilizam várias entradas HDMI, com destaque para os que têm quatro. Por esse motivo, por possuírem apenas duas conexões, os modelos Samsung UN48J5200 e LG 49LH5700 foram os únicos com nota mais baixa.

Leia mais
Confira 5 dicas para cuidar melhor da sua Smart TV
Saiba como aumentar o sinal Wi-Fi e ter uma melhor conexão à internet na sua Smart TV
Por R$ 200, Chromecast 2 transforma televisor comum em Smart TV; smartphone vira controle remoto

Agora que você sabe qual é a melhor Smart TV, confira filmes sobre tecnologia que você pode aproveitar em sua nova televisão:

 
 
 
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;