Política Titulo Eleições
TSE define calendário eleitoral
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
14/01/2018 | 08:20
Compartilhar notícia


O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou no fim do ano passado o calendário eleitoral para o pleito deste ano. O Diário traz as principais datas para que eleitores e candidatos possam saber os passos a serem dados durante a corrida política.

O primeiro turno está marcado para o dia 7 de outubro. E, caso seja necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 28 de outubro. O pleito deste ano será para escolha de presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e parlamentares estaduais.

O horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão está agendado para o dia 31 de agosto e vai até o dia 4 de outubro, mesmo limite para realização de debates entre os candidatos.

No dia 7 de abril é o prazo para desincompatibilização de cargos. Essa regra vale para secretários que busquem cargos eletivos e também para prefeitos e governadores que queiram concorrer a funções de senador ou presidente da República. É o caso, por exemplo, do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que terá de renunciar à função no Estado para efetivar seu plano de ser presidenciável pelo tucanato.

No Grande ABC, 18 secretários das sete prefeituras nutrem desejos de candidatura para deputado. O número corresponde a 13,7% do total de 131 titulares de Pastas espalhados pelas sete cidades.

No dia 17 de novembro vai se encerrar o limite para entrega de prestações de contas de quem esteve nos dois turnos da eleição. Quem participou apenas da primeira etapa precisará detalhar receita e despesa à Justiça Eleitoral até o dia 6 de novembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;