Memória Titulo
A caminho do auditório, uma exposição
Por Ademir Medici
12/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 “Desejo cumprimentar a página pela série que dá seguimento à memória do 14º Congresso de História do Grande ABC, em Rio Grande da Serra. Concordo, foi assim também no congresso anterior naquela cidade, há clima tão fraterno, eu diria mesmo que um verdadeiro milagre laico, que transformaram aqueles dois encontros em momentos únicos, epifânicos. Havia, entre todos que ali estavam, independentemente do grau de conhecimento e pesquisa de cada um, um sentimento fraterno e verdadeiro, raro nos dias atuais.”

Dalila Teles Veras, nossa poeta maior.

 

Retrospectiva fotográfica do 14º Congresso de História do Grande ABC, Rio Grande da Serra, novembro de 2017. Para hoje separamos imagens de participantes junto à exposição de fotos de uma das últimas viagens do bondinho da pedreira local, feita em 1972 – fotos que levam a assinatura de João Colovatti, do Diário.

Colocada em ponto estratégico do Teatro Municipal de Rio Grande da Serra – obrigado, secretária Helenice Arruda pela deferência –, muita gente deu uma parada para apreciar. Foi desta série que extraímos as fotos dos dois irmãos escolares do logotipo extraoficial do congresso.

Nas imagens de hoje destacamos os professores Toninho Orlando – intelectual de Rio Grande da Serra –, Marco Alexandre Cavalcanti, que localizou os dois irmãos no bairro da Pedreira, Leila do João de Deus e o professor Jorge Scopel Jacobine, de São Bernardo.

O Diário doou os quadros da exposição à Prefeitura de Rio Grande da Serra.

 

Diário há 30 anos
Terça-feira, 12 de janeiro de 1988 – ano 30, edição 6647

Manchete – Ida ao FMI (Fundo Monetário Internacional) pode significar mais 10 bilhões de dólares para o Brasil

Diadema – Manifestação de 60 moradores do Jardim Sapopema, em Eldorado, foi realizada ontem na Sabesp em protesto contra a falta de água.

São Bernardo – Prefeitura fecha acesso ao lixão do Alvarenga pela Estrada da Cama Patente.

Memória – Faustino da Silva, de família pioneira de Paranapiacaba.

Rádio – Diário AM 1300 Khz comemorou ontem 18 anos, sucessora da Rádio Independência.

Show – Tina Turner, um show de sensualidade, com duas apresentações em São Paulo. Cobertura: Antonio Prado (texto) e Vânia Delpoio (fotos).

 

Santos do Dia
Bento Biscop

Modesto

Taciana

Bernardo de Coleone

Ernesto

 

Em 12 de janeiro de...

1918 – Finalmente chove em São Paulo, Santos e São Bernardo (hoje Grande ABC). Será o fim da estiagem? A lavoura agradece. O povo também.

A guerra. Do noticiário do Estadão: o Exército norte-americano. Um milhão e meio de homens prontos para a guerra. Nunca um Exército de tal grandeza foi preparado tão rapidamente.

Resolução do governo brasileiro permite o trânsito de correspondências escritas em qualquer idioma, exceto o alemão, para publicações de qualquer natureza.

1963 – Primeiro de Maio Futebol Clube, de Santo André, inaugura suas novas instalações na recém-adquirida Chácara Mimosa, na Avenida Portugal, onde está até hoje.

1968 – Mauro da Silva nasce em São Bernardo. Jogador de futebol famoso, que atuou inclusive na Espanha, no Deportivo La Coruña.

 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 12 de janeiro:

Em São Paulo, Iporanga, criado em 1873

No Pará, Belém, capital do Estado. Fundada em 12 de janeiro de 1616.

Em Alagoas, Igreja Nova

No Mato Grosso, Poconé.

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;