Cena Política Titulo
A discórdia do título de cidadão
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
10/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Presidente da Câmara de Diadema, Marcos Michels (PSB) se preparava para afagar o vice-governador e presidente estadual de seu partido, Márcio França, com a concessão de título de cidadão diademense. Correu atrás da biografia do socialista, conversou com vereadores da base para aprovação quando o projeto fosse a plenário e até tinha pedido reunião com o vice-governador para falar, pessoalmente, sobre a novidade. Mas ele não contava que seu colega de bancada no Legislativo de Diadema, Célio Boi, havia apresentado a mesma honraria. O projeto estava capenga – sequer a história de Márcio França era detalhada –, mas estava registrado e, portanto, Boi foi o autor original da proposta. A concessão do título de cidadão foi aprovada na última sessão do ano, em dezembro.

Encontro
Por outro lado, o presidente do Legislativo de Diadema, Marcos Michels (PSB), foi ontem ao Palácio dos Bandeirantes para uma reunião com o vice-governador Márcio França. Falaram bastante sobre política, de como a provável campanha de França ao Executivo paulista pode ser trabalhada no município do Grande ABC e de como será a costura das candidaturas a deputado pelo partido. Marcos Michels tenta se viabilizar como postulante a deputado estadual, enquanto o vereador Célio Boi (PSB) quer ser deputado federal. Apesar do desejo de Boi, Marcos fechou dobrada com a tentativa de reeleição do deputado federal Alex Manente (PPS), de São Bernardo.

Enigmático
Logo após o fim da primeira reunião do ano no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), foi indagado por jornalistas sobre uma eventual reforma administrativa em seu governo e até sobre o especulado convite ao vereador oposicionista Jander Lira (PP) para ser secretário de Cultura. Auricchio desconversou, deu uma leve risada e deixou a sede da entidade, em Santo André, sem oferecer nenhuma pista.

Estremecido
A ida do ex-vice-prefeito de Mauá Márcio Chaves (PSD) para a Secretaria de Saúde de Santo André estremeceu as relações entre o prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), e o chefe do Executivo andreense, Paulo Serra (PSDB), uma vez que Márcio Chaves era, até dezembro, titular do setor no governo mauaense. Pessoas próximas a Atila Jacomussi reclamaram que Paulo Serra não comunicou o mauaense a respeito do convite a Chaves.

Reconduzido oficialmente
Prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB) assinou ontem o termo de posse como presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. O tucano já havia recebido a bênção dos colegas no fim do ano passado para continuar à frente do colegiado regional, mas essa etapa burocrática precisava ser ultrapassada. Seu vice será o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB). Cerimônia oficial de posse deve acontecer até o mês que vem.

Defesa – 1
Secretária de Finanças de Ribeirão Pires, Antonia Constancio utilizou as redes sociais para defender o prefeito da cidade, Adler Kiko Teixeira (PSB). Apesar do perfil mais reservado, Toninha, como ela é conhecida, escreveu extenso texto para apoiar o governo do socialista e lembrar que Kiko herdou uma administração com inúmeros problemas.

Defesa – 2
“A Prefeitura tinha dívida enorme, folha de pagamento com 3.700 funcionários efetivos, sem remédios na UPA, com dívida com o Imprerp (Instituto de Previdência de Ribeirão Pires). Muitas críticas são construtivas, mas a população tem de saber que em 2017 fizemos o possível para arrumar a casa e ainda falta muito a fazer”, escreveu a titular de Finanças. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;