Obituário Titulo Obituário
Obituário - 8 de janeiro de 2018
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
08/01/2018 | 09:16
Compartilhar notícia


Carlos Heitor Cony
(Rio de Janeiro, 14-3-1926 – 5-1-2018)


Entre tantos escritos deixados, Carlos Heitor Cony lega ao Grande ABC uma crônica nascida de sua visita a Santo André, quando proferiu palestra na Casa da Palavra. A crônica foi publicada na “Folha de S. Paulo”, edição de 22-4-2004.

Antes da palestra, Cony visitou a Catedral do Carmo, ao lado da Casa da Palavra, e localizou o jazigo de Dom Jorge Marcos de Oliveira, o primeiro bispo de Santo André, seu colega de seminário no Rio de Janeiro.

Trechos da crônica de Cony:

? Jorge Marcos de Oliveira ordenou-se e, de colega, passou a ser mestre. Com apenas três anos de sacerdócio, foi eleito bispo, inicialmente coadjutor aqui no Rio, mais tarde primeiro bispo de Santo André.

? Foi o precursor de uma igreja anterior ao próprio Concílio Vaticano 2º, anterior até mesmo a João 23. Sua ida para Santo André, no centro de comunidades operárias, foi a semente que criaria um novo tipo de pastoral. Dom Hélder, por exemplo, que o sucedeu aqui no Rio, como auxiliar de dom Jayme Câmara, sucedeu-o também na luta pela justiça social.

? Ali (na Catedral do Carmo) estava enterrado o nosso "Turcão", o aluno mais brilhante do seminário, depois o professor mais respeitado por todos nós. Gostávamos de brincar com ele, cantando um hino em sua homenagem: "Um dia desses fui ao quarto do Turcão, encontrei tudo no chão, ele morto de estudar, nem sabia mais rezar".

? Faz anos que não me ajoelho diante de nenhum altar. Mas ali estava um amigo, que me deu o primeiro charuto Suerdiek - no dia em que saí do seminário - e me aconselhou a evitar o cigarro: "Procure sempre as coisas que valem a pena".
 
Santo André
 
Ilda Cacioatore Marcussi, 86. Natural de Varginha (MG). Residia na Vila Humaitá, em Santo André. Dia 6. Memorial Jardim Santo André.
 
Anésio Francisco de Paula, 82. Natural de Tabapuã (SP). Residia no Jardim Alvorada, em Santo André. Dia 5, em Mauá. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.
 
Osvaldo Ferreira, 77. Natural de São Paulo (SP). Residia no bairro Camilópolis, em Santo André. Dia 6. Crematório Vila Alpina.
 
Dejair Concas, 76. Natural de Vila Cayenne (MG). Residia no Jardim Cipreste, em Santo André. Dia 6. Memorial Jardim Santo André.
 
Clemente Silva, 74. Natural de Atalaia (MG). Residia no Jardim Cristiane, em Santo André. Dia 6. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.
 
Manoel João do Nascimento, 71. Natural de Carnaubeira da Penha (PE). Residia na Vila Bancária, em São Paulo. Dia 6, em Santo André. Cemitério de Vila Formosa, em São Paulo (SP).
 
Marinalva da Paz de Lima Santos, 59. Natural de Vitória de Santo Antão (PE). Residia na Cidade São Jorge, em Santo André. Dia 6. Memorial Jardim Santo André.
 
Valter de Oliveira Leiva, 55. Natural de São Paulo (SP). Residia no Jardim do Estádio, em Santo André. Metalúrgico. Dia 6. Cemitério São Pedro, Vila Alpina.
 
São Bernardo
 
Júlio Ribeiro de Novais, 77. Natural de Piatã (BA). Residia no Parque dos Químicos, em Santo André. Dia 6, em Santo André. Cemitério dos Casa.
 
Karine Larissa Monteiro, 16. Natural de Mauá. Residia no bairro Alvarenga, em São Bernardo. Dia 6, em Mauá. Cemitério Santa Lídia, em Mauá.
 
São Caetano
 
Ester Herrador Barbazza, 71. Natural de São Caetano. Residia no Parque São Vicente, em Mauá. Dia 6, em Mauá. Cemitério São Caetano, Vila Paula.
 
Diadema
 
Jair Cândido de Oliveira, 80. Natural de São Bernardo. Residia na Vila Nogueira, em Diadema. Dia 6. Cemitério Municipal.
 
Agostinho Amansio, 86. Residia no Jardim Maria Tereza, em Diadema. Dia 5. Cemitério Municipal.
 
Lozinho Francisco dos Santos, 65. Natural de Ubai (MG). Residia no bairro Serraria, em Diadema. Dia 5. Vale da Paz.
 
Mauá
 
Mafalda Cortez de Carie, 89. Natural de Rincão (SP). Residia no Jardim Oratório, em Mauá. Dia 5. Cemitério Santa Lídia.
 
Maria Nascimento Costa Almeida, 75. Natural de Castro Alves (BA). Residia na Vila Falchi, em Mauá. Dia 3. Cemitério Santa Lídia.
 
Maria Aparecida Mota, 75. Natural de Silveiras (SP). Residia no Parque Boa Esperança, em Mauá. Dia 4. Cemitério Santa Lídia.
 
Pedro Augusto Cândido, 69. Natural de Natal (RN). Residia no Jardim Oratório, em Mauá. Dia 5. Cemitério Santa Lídia.
 
José Ferreira da Silva, 68. Natural deItainópolis (PI). Residia no Jardim Miranda D’Aviz, em Mauá. Dia 7. Cemitério Santa Lídia.
 
Maria de Fátima da Silva Vasconcelos, 58. Natural de Glória do Goitá (PE). Residia no Sítio Boa Vista, em Mauá. Dia 4. Vale dos Pinheirais.
 
Jussi Pereira da Silva, 50. Natural de Cunha (SP). Residia na Vila Independência, em Mauá. Dia 6. Cemitério Santa Lídia.
 
Liamar Ladislau Alves, 45. Natural deLuiziânia (SP). Residia no Jardim Itapark, em Mauá. Cemitério Santa Lídia.
 
Ribeirão Pires
 
Beatriz Novak Lago, 58. Natural de Santo André. Residia no Centro Alto, em Ribeirão Pires. Dia 4, em Mauá. Cemitério São José.
 
Rio Grande da Serra
 
João Morais, 83. Natural do bairro do Brás, em São Paulo (SP). Residia no Parque América, em Rio Grande da Serra. Dia 4, em Mauá. Cemitério Santa Lídia.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;