Setecidades Titulo São Bernardo
Amontoado de lixo preocupa Vila São Pedro

Descarte irregular de resíduos gera proliferação de animais e alerta para risco de doenças

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
20/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


 O acúmulo de lixo e entulho descartados irregularmente tem preocupado os moradores da Rua dos Pássaros, na Vila São Pedro, em São Bernardo, principalmente em relação aos riscos oferecidos à saúde. Restos de alimento, embalagens e até móveis degradam a área.

“Já tem um mês que está assim. Os coletores de lixo não pegam, falam que só com máquina é possível tirar. Já liguei na Prefeitura e não atendem. Estão aparecendo ratos e baratas dentro da minha casa e da dos vizinhos”, reclama a dona de casa Monica Almeida, 32 anos.

A moradora teme que a infestação de bichos traga doenças, problema que já atingiu o cão de estimação da família. “Meu cachorro pegou doença de rato. Também está cheio de pombos. Depois de eles comerem o lixo, ficam no meu telhado. Tenho uma bebê com 13 dias de vida, ela é prematura e tenho medo de que algo aconteça.”

A autônoma Aline Brito de Souza, 30, é outra munícipe que sofre com os efeitos trazidos pelos resíduos. “Tem mosca, rato e o cheiro é horrível. Não dá nem para cozinhar se a janela estiver aberta”, conta.

A atividade comercial também é impactada. “Entra mosquito demais no salão, atrapalha o trabalho. Além disso, o lixo acumula tanto que cai dentro do córrego. Quando chove, o problema fica pior”, comenta o barbeiro Leandro Alex, 20.

A SBC Valorização de Resíduos, responsável pela coleta de lixo na cidade, destacou que o local possui coleta domiciliar três vezes na semana, porém o material descartado é diferente do coletado pelo caminhão.

A Prefeitura informou que a limpeza do local é feita a cada 15 dias. A última manutenção foi realizada no dia 13 e está agendada nova intervenção para amanhã.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;