Tecnologia Titulo
Facebook declara guerra contra publicações do tipo “caça-cliques”
Bianca Bellucci
Do 33Giga
19/12/2017 | 16:59
Compartilhar notícia


O Facebook declarou nesta segunda-feira (18) uma guerra contra conteúdos do tipo “caça-cliques”, aquelas publicações destinadas exclusivamente à geração de receita e com pouco informação relevante para os usuários. De acordo com a rede social, as páginas e os perfis responsáveis por estes posts serão penalizados e terão a audiência diminuída. Aqui, você confere o comunicado oficial e em inglês.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Os caça-cliques, também chamados de clickbait, não são relevantes para o Facebook porque curtidas, comentários e compartilhamentos são índices que medem a importância de cada conteúdo. Quanto mais engajamento, maior a chance de aparecerem no feed das pessoas. E se a publicação só está lá para tal função, significa que não deveria ter o mesmo peso de outros posts mais interessantes.

Para determinar se um post é caça-cliques ou não, o Facebook vai analisar alguns fatores, como o tempo gasto para ler o conteúdo. Se uma pessoa clicar em um link e imediatamente voltar para a rede social, isso significa que ela não encontrou o que queria e, portanto, é provável seja um clickbait. Caso isso ocorra com frequência, o post terá menos peso no feed de notícias dos outros usuários.

A empresa declarou que dará algumas semanas para que os usuários se adaptem às novas normas. A ideia é que apenas conteúdos apelativos percam sua relevância. Postagens com pedidos de ajuda ou recomendações não serão afetadas.

Leia mais
Quer espionar o Facebook de alguém? Ferramenta revela o que pessoa curtiu, publicou e mais
Facebook: descubra quem deixou sua solicitação de amizade pendente
Saiba tudo o que seus amigos já curtiram e comentaram no Facebook

Agora, você acha que o Facebook está ficando chato com tantas restrições? Saiba que a internet tem uma série de outras redes sociais temáticas que podem agradar a todo tipo de público. Confira algumas:

 
 
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;