Tecnologia Titulo HomeRefill
HomeRefill: app permite realizar compras com entrega a domicílio
Thalita Ribeiro
Do 33Giga
11/12/2017 | 13:57
Compartilhar notícia


Busca pelo equilíbrio financeiro e consciência no consumo são duas das propostas de Guilherme Aere dos Santos, fundador do aplicativo HomeRefill. A plataforma digital permite realizar compras domésticas com entrega a domicílios; opera em todos os estado de São Paulo, em um raio de 500 quilômetros (partindo da capital) há um ano e meio.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Para utilização do HomeRefill, você precisará baixá-lo na loja de aplicativos do Android ou iOS. Feito isso, é necessário efetuar um cadastro com algumas informações pessoais e, a partir de então, o usuário pode efetuar a sua primeira compra. Como em um mercado físico, há seções que separam os produtos, sendo dividas em nove abas (alimentos, bebidas e higiene, por exemplo). O usuário pode fazer uma lista fixa, de produtos que sempre utiliza e programar datas para ser lembrado de comprar os mesmos itens, em um período de tempo determinado.

A forma de pagamento é via cartão de crédito, que é informado no momento da primeira compra. As entregas são gratuitas e a primeira a ser feita demora cerca de oito dias. Uma vez que programou o espaço de tempo que precisa repor os itens, elas vão acontecer em datas escolhidas pelo usuário.

Inicialmente, o aplicativo operou de forma beta em três bairros de São Paulo. Depois foi expandido para a cidade e, atualmente, atende ao estado. Santos comenta que sempre teve vontade de desenvolver um negócio, envolvendo tecnologia, diretamente à sociedade. “Há uma armadilha da grande indústria, de fazer estoque e te fazer comprá-lo. Eu não queria fica refém da demanda de uma empresa.”

O comportamento das pessoas foi outra barreira, segundo Santos. “Elas tendem a comprar sempre no mesmo lugar. Ou então aproveitam promoções e compram em uma quantidade desnecessária. Além disso, tem a falsa sensação de economia”, comentou. Santos entende que a ida ao mercado ou hortifrutti, por exemplo, deve estar ligada mais a um hábito de prazer da compra de um item específico.

Ele também acredita que estamos em uma cadeia produtiva de comercialização, em que modelo de venda é o estoque. “O modelo estabelecido hoje propõem que você compre sempre mais, para deixar guardado. Quem vende também já fez estoque, essa é a regra do jogo.”

Repensar comportamento e refletir a forma que as pessoas gastam o dinheiro são iniciativas propostas pelo HomeRefill. Para Santos, o questionamento é outra coisa importante. “Precisamos entender o contexto em que a nossa sociedade está inserida. A ideia da plataforma digital é propor um equilíbrio entre consumo e desperdício.”

LEIA MAIS: Google Play: conheça os melhores aplicativos e jogos de 2017
Como saber se o Wi-Fi é seguro? O que prejudica o sinal? Veja mitos e verdades sobre o tema




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;