Tecnologia Titulo
Microsoft usa Internet das Coisas e reconhecimento facial para abrir pontinhola de pets
Marcella Blass
Do 33Giga
08/12/2017 | 13:10
Compartilhar notícia


Os gatos são conhecidos por sua personalidade forte, patinhas fofas e uma fixação extrema por portas! Quem tem felinos em casa sabe que eles não podem ver uma porta fechada que querem sair — e ai voltar imediatamente após vê-la se fechar novamente. Se você cansou de ser porteiro do seu bichano, a Microsoft tem uma solução de Internet das Coisas e reconhecimento facial que você pode reconstruir na sua casa.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

A Microsoft decidiu exemplificar o funcionamento do sistema operacional Windows 10 IoT Core com a montagem de uma estrutura para facilitar o vem e vai dos pets em casa. Na prática, a engenhoca conta com um portinhola para animais, uma webcam, sensores de movimento, motores, uma placa-mãe e softwares de identificação.

Com isso tudo, a estrutura vai trabalhar para fazer a varredura de movimentos de animais próximos daquela área. Esse é o primeiro passo de funcionamento. Se algo for detectado, a câmera é ligada. Como rosto do gato ou cão na mira, ela registra e consulta na biblioteca livre OpenCV se o pet tem autorização para entrar. Se as imagens baterem, a porta se abre e o pet pode entrar.

A estrutura é uma opção muito interessante para quem recebe “visitas” de outros pets de rua ou da vizinhança, pois vai controlar os animais que terão acesso ao interior da casa.  No vídeo abaixo você pode ver como a engenhoca funciona:

O mais legal do Windows 10 IoT Core é que ele é bastante acessível e customizável. Inclusive, as instruções para reproduzir em casa essa estrutura criada pela Microsoft está disponível na internet, no site hackster.io.

Leia mais:
Dia Mundial do Animal: conheça os pets mais famosos (e fofos) da internet
Google Fotos agora agrupa fotos de cachorro ou gato




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;