Tecnologia Titulo Sinestesia
Algumas pessoas conseguem escutar este GIF silencioso. Você sabe o motivo?
Marcella Blass
Do 33Giga
08/12/2017 | 15:20
Compartilhar notícia


Observe o GIF abaixo. Ele não tem nenhum som, mas grande parte das pessoas consegue ouvir o estrondo sempre que a torre de energia atinge o chão. Essa falsa sensação é conhecida como sinestesia, que é a forma de definir quando alguns dos cinco sentidos são cruzados no cérebro — nesse caso, visão e audição. Em algumas situações mais expressivas, tem gente que até sente cheiro em cores, gosto em palavras e vê imagens em sons. Loucura, né?

Em entrevista ao site The Verge, Christopher Fassnidge, um doutorando em psicologia da City, Universidade de Londres, explica que o laboratório chama o fenômeno do GIF de “resposta auditiva evocada visualmente”, ou “vEAR”. De acordo com o estudioso, cerca de 20% das pessoas são afetadas por essa sinestesia de movimento-audição.

Além de quem ouve o som da torre batendo no chão, tem gente que diz não ouvir nada, mas sente a vibração da imagem por todo o corpo. Já outras pessoas conseguem sentir as duas sensações. Em compensação, há quem diga que não sente nada. Qual foi a sua experiência?

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;